Destaques
16/12/2024 - Leno Castro

Com lustre restaurado, Teatro Arthur Azevedo está aberto para visitação

 O belíssimo lustre do Teatro Arthur Azevedo (TAA), em São Luís, foi totalmente restaurado. A solenidade de entrega da obra aconteceu no último fim de semana, com a presença do governador Carlos Brandão e a primeira-dama Larissa Brandão.

O diretor do TAA, César Boaes, anunciou a volta do espetáculo da subida do lustre, agora, ao som da música Ilha Magnética, do compositor César Nascimento.

O retorno desse tradicional movimento do lustre, na abertura dos espetáculos, após muitos anos de ausência, é mais um marco no resgate da exuberância do TAA, um dos mais antigos do Brasil e patrimônio cultural do Maranhão.

“Há muitos anos este lustre não subia é, agora, a cerimônia será realizada sempre antes dos espetáculos artísticos e eventos sociais”, explica César Boaes.

A restauração do lustre foi realizada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secma) em parceria com a Equatorial Energia.

O TAA está aberto para visitação sem agendamento, toda quarta-feira, das 14h às 18h. As visitas por agendamento são pelo fone: 20164368.

LEIA MAIS
16/12/2024 - Leno Castro

Sefaz lança calendário do IPVA 2025

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lançou os valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2025 e divulgou o calendário de pagamento do tributo, conforme a Portaria 511/2024.

O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única com 10% de desconto no valor do IPVA, se pago até o dia 28 de fevereiro, ou parcelado em até três vezes, sem desconto e com o vencimento da primeira cota no mês de março.

Quem optar pelo parcelamento deverá quitar as cotas em ordem crescente, de forma que o pagamento da segunda cota fique condicionado ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente.

Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com acréscimo de multa e juros moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas.

A consulta dos valores por modelo de veículo já pode ser feita na página do IPVA, no portal da portal da Sefaz clicando no menu “Tabelas e Documentos.”

O pagamento do IPVA 2025 será disponibilizado no sistema da Secretaria de Fazenda a partir do primeiro dia útil de janeiro de 2025. Vale destacar que o contribuinte não precisa se deslocar às agências de atendimento da Sefaz para regularização do IPVA. Todos os serviços de pagamento e parcelamento estão disponíveis na página do IPVA, no site da Secretaria de Fazenda ou no site do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA).

O pagamento do IPVA pode ser feito nos Bancos Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Bradesco, Banco do Brasil e seus respectivos correspondentes. Uma novidade que vai facilitar ainda mais para os contribuintes é o pagamento do IPVA via PIX, pelo QR Code informado no Documento de Arrecadação (DARE) e também através da modalidade de pagamento via cartão de crédito, disponível através do portal da secretaria na opção de “Parcelamento de IPVA – Parcelamento com Cartão de Crédito”.

Os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento do IPVA 2025 realizarão o pagamento da primeira cota de acordo com o final da placa dos veículos, conforme tabela.

 

 

LEIA MAIS
16/12/2024 - Leno Castro

Lula recebe alta do Hospital Sírio-Libanês e diz que “vai se cuidar”

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado de fora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou, às 12h22 de domingo (15), o Hospital Sírio-Libanês, na Cidade de São Paulo, onde estava internado desde o dia 10 de dezembro. Do hospital, Lula seguiu para a sua residência localizada no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde deverá permanecer até, pelo menos, a próxima quinta-feira (19) para recuperação.

Pouco antes de deixar o hospital, Lula apareceu de surpresa, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, na entrevista coletiva em que os médicos informavam sobre a alta hospitalar. Ele abraçou os médicos, posou para fotos e agradeceu a Deus e a toda a equipe médica que o acompanhou no hospital.

“Isso aqui não é uma entrevista, isso aqui é apenas uma sessão de agradecimento”, disse Lula ao iniciar sua fala, que durou cerca de 15 minutos. “Deus foi muito generoso ao cuidar de mim quando eu caí no tombo no banheiro”, disse Lula.

LEIA MAIS
15/12/2024 - Leno Castro

Vitória de Dominique Botelho marca a segunda edição do Arena Beach Boxing

O Ilha Beach foi palco da segunda edição do Arena Beach Boxing. Entre atletas talentosos e combates eletrizantes, destacou-se a performance impressionante de Dominique Botelho, que conquistou uma vitória memorável no segundo round, por nocaute técnico, solidificando seu nome como um dos grandes talentos maranhenses das artes marciais. O evento aconteceu neste mês, na Grande Ilha.

A vitória de Dominique Botelho, no Arena Beach Boxing, reflete sua paixão pelo esporte e seu compromisso em se tornar um dos melhores atletas do país. À medida que ele avança para a próxima etapa de sua jornada esportiva, todos os olhos estarão voltados para ele, esperando mais uma performance espetacular. Sem dúvida, Dominique é uma estrela em ascensão, e seu futuro no mundo das artes marciais parece ser brilhante e repleto de sucessos, com 21 lutas e 20 vitórias.

Dominique, que treina no Centro de Treinamento Oliveira Team – OTTAM, sob a orientação do experiente treinador Emanuel Oliveira, conhecido como Manolo, demonstrou técnica impecável. Manolo, orgulhoso, comentou sobre o desempenho de seus atletas. “Foi um dia incrível para o nosso Centro de Treinamento. Tivemos duas vitórias importantíssimas, com Jean Carlos, que fez a sexta luta do evento, e Dominique brilhando na luta principal. Isso reforça o trabalho árduo e a dedicação de toda a equipe”, afirma.

Manolo compartilhou sua sensação de dever cumprido ao observar a evolução de seus atletas. “O atleta Jean Carlos participou da primeira edição do evento e perdeu por nocaute técnico. Desta vez, ele lutou com determinação e conquistou a vitória. Jean está apenas no início de sua carreira e possui um grande potencial para alcançar muitos triunfos. Já o atleta Dominique tem uma trajetória admirável, com um histórico impressionante de vitórias. Ele se cobra ainda mais por conta disso, pois sabe que pode oferecer um desempenho superior durante as lutas. A competição foi tranquila, como eu havia previsto; não havia tanto risco, mas, como sempre digo, luta é luta, e é fundamental estar preparado para enfrentar qualquer adversário. Foi uma bela vitória, com um nocaute técnico no segundo round. O próximo desafio será o Prime Kickboxing e, se Deus quiser, sairemos mais uma vez vitoriosos e escreveremos mais um capítulo na carreira dele”, comemora

Desde o início da competição, Dominique mostrou uma estratégia bem elaborada, vencendo cada round com precisão e confiança. Sua conquista não foi apenas um triunfo pessoal, mas também uma realização significativa para o esporte, evidenciando a crescente popularidade e importância do boxe na areia como uma modalidade competitiva. O atleta também comentou sobre a luta.

“Foi uma luta tranquila; já enfrentei desafios mais difíceis. Isso é resultado de um período árduo de treinamento. Como sempre dizemos, treino difícil, luta fácil. A luta acabou no segundo round por nocaute técnico. Fico muito feliz por ter colocado em prática tudo que treinei e por ter saído com a vitória. Quero agradecer imensamente ao meu treinador Manolo e a toda a equipe do OTTAM. Sem vocês, nada disso seria possível. Também sou grato aos meus amigos e familiares que sempre torcem por mim”, celebra.

Agora, após essa vitória impressionante, Dominique Botelho se prepara para enfrentar o Prime Kickboxing, que é o primeiro evento nacional do ano, marcado para o dia 22 de março em Fortaleza/CE. Esse evento representa um desafio significativo, pois ele terá a oportunidade de competir contra alguns dos melhores lutadores do país. Além disso, Dominique busca encontrar patrocinadores que possam apoiá-lo em sua jornada rumo a competições nacionais, o que também é um aspecto importante para sua carreira.

“Meu grande desafio agora é encontrar patrocinadores que possam me ajudar nessa jornada rumo à competição nacional. Com o apoio certo, sei que podemos ir ainda mais longe”, diz.

LEIA MAIS
15/12/2024 - Leno Castro

O Maranhão segue em ritmo acelerado de crescimento econômico

* Carlos Brandão

Se hoje há uma certeza em nosso estado, esta é a de que o Maranhão vive um momento de transformação econômica que se reflete em geração de empregos, aumento da renda e expansão de oportunidades. Dados recentes divulgados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema), confirmam o cenário de crescimento.

Este ano, somente até outubro, o estado acumulou mais de 21 mil novos empregos formais, somando um total de mais de 664 mil trabalhadores registrados. Por outro lado, quando analisamos números fornecidos por nossa Junta Comercial, temos ainda mais certeza de que seguimos a boa trilha.

Se em 2023 registramos a abertura de 52 mil novas empresas no estado – o que já foi um recorde – a perspectiva é de que 2024 encerre com 56 mil novas empresas abertas. Resultado de um estado que desburocratiza, investe em capacitação de novos empreendedores e oferece segurança jurídica a quem quer investir.

Mas nossa economia demonstra força em diversos setores. No mercado de trabalho, o comércio liderou as contratações, com destaque para o varejo de artigos de vestuário. A agropecuária, por sua vez, reafirmou seu protagonismo. Esses dados revelam um ambiente favorável à produtividade e ao empreendedorismo, fatores essenciais para a manutenção do saldo positivo na geração de empregos, que já dura oito meses consecutivos.

No campo agropecuário, o Maranhão deu um salto significativo, com o rebanho bovino ultrapassando dez milhões de cabeças em 2023 – um crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior. Este avanço foi acompanhado por um aumento de 24,4% no valor da produção animal, que chegou a R$ 1,2 bilhão, puxado principalmente pela produção de leite. A aquicultura também registrou expansão, consolidando o estado como o quarto maior produtor do Nordeste.

Nosso governo tem sido um agente ativo na promoção do desenvolvimento. Políticas públicas como as campanhas de vacinação, que garantiram o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação, e os investimentos em inseminação genética em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), têm fortalecido a competitividade do setor agropecuário. Já o apoio ao empreendedorismo, com programas como o Juros Zero e o Maranhão Digital, tem sido essencial para desburocratizar processos e facilitar a vida dos pequenos empresários.

É inegável que há desafios. No entanto, o saldo geral reflete um esforço coletivo que vem gerando resultados concretos para a população. O crescimento de 9,7% no setor de serviços, superando em três vezes o índice nacional, é um exemplo do potencial que o estado possui quando poder público e iniciativa privada trabalham em harmonia.

Apesar do ceticismo de alguns, os números falam por si. O Maranhão tem provado que é possível avançar mesmo diante de desafios históricos e conjunturais. A perspectiva para 2025 é promissora, com um estado cada vez mais preparado para atrair novos investimentos e consolidar sua posição como um dos polos de crescimento do país.

Com união e parceria, o Maranhão segue construindo um futuro de prosperidade, demonstrando que o progresso não é apenas uma possibilidade, mas uma realidade. Que venham os novos desafios e, com eles, mais boas notícias para nossa gente.

* Governador do Maranhão

 

LEIA MAIS
13/12/2024 - Leno Castro

Inmeq-MA identifica fraudes em postos de combustíveis do Maranhão

O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq Maranhão) identificou quatro postos de combustíveis, no Maranhão, com evidências de fraudes eletrônicas durante operação realizada nesta semana.

As práticas criminosas envolvem a instalação de chips adicionais que manipulam as medições e entregavam menos combustível do que o indicado ao consumidor.

No momento da operação, outros cinco postos suspeitos de irregularidades estavam fechados.

A operação especial de combate a fraudes em postos de combustíveis no estado foi deflagrada na terça-feira (10). Mas o balanço da operação foi divulgado nesta sexta-feira (13)

A ação foi realizada em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) e a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

O objetivo da operação, que terá continuidade, é desmanchar esquemas de fraudes eletrônicas nas bombas de combustíveis.

A investigação revelou práticas criminosas inéditas no Maranhão, até então mais comuns em estados como São Paulo, envolvendo a instalação de chips adicionais que manipulavam as medições e entregavam menos combustível do que o indicado ao consumidor.

Durante as fiscalizações, oito postos foram inspecionados, sendo que quatro apresentaram evidências de fraudes, como a utilização de dispositivos adulterados.

Nos locais, foram apreendidos 26 pulsers manipulados, além de seis placas eletrônicas, uma delas com fio adicional usado para alterar os volumes de combustível. Outros cinco postos suspeitos de irregularidades estavam fechados no momento da operação, levantando ainda mais suspeitas. Esses resultados reforçam o compromisso do Governo do Estado e das instituições envolvidas em assegurar práticas comerciais justas e proteger os consumidores.

O presidente do Inmeq Maranhão, Eliel Gama informa que a investigação revelou a prática criminosa identificada pela primeira vez no Norte e Nordeste. “O esquema funcionava com a instalação de chips que manipulavam as medições e entregavam menos 10% a 25% do combustível do que era comprado pelo consumidor”.

 

 

 

 

 

LEIA MAIS
13/12/2024 - Leno Castro

Especialistas apoiam proibição de celular em sala de aula

A restrição ao uso de celulares em sala de aula, aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, em Brasília, tem o apoio de especialistas.

Duas pesquisadoras da área de educação apontaram benefícios na relação dos professores e alunos com a medida, aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em novembro e que, em nível nacional, segue para aprovação no Senado Federal.

Para Sandhra Cabral, do portal Educar para Ser Grande e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a proibição de celulares nas escolas tornou-se necessária porque crianças e até mesmo adultos no Brasil não são ensinados sobre como usar a internet de forma correta, sabendo os benefícios e prejuízos que ela pode oferecer. Entre os malefícios, Sandhra cita problemas de cognição, perda do foco e distração.

Impacto

Mesmo assim, a professora não acredita que apenas a proibição vai impactar a vida e o foco das crianças e adolescentes de forma totalmente positiva, principalmente no início da implementação da medida.

“As crianças estarão proibidas de usar o celular dentro da escola, sendo obrigadas a interagir com professores e colegas, o que é bom; mas elas ficarão extremamente ansiosas no início porque estão acostumadas a utilizar os aparelhos o tempo inteiro”, opinou Sandhra Cabral.

Atividades pedagógicas

“No primeiro dia letivo de 2025, a pessoa vai para a escola e não pode usar o celular por quatro, cinco horas. Se é integral, por muito mais tempo. Essa criança ou adolescente ficou com o celular na mão as férias inteiras. E aí ela chega lá e não vai ter isso. Então, primeiro será necessário ter uma readequação, os professores terão que criar várias atividades pedagógicas que sejam interativas para as crianças não ficarem sentadas na carteira vendo o professor falar, porque isso vai dar uma ansiedade absurda nesses alunos”, analisou Sandhra Cabral.

Segundo a educadora, uma saída é adotar aulas de educação midiática dentro das disciplinas curriculares, ainda que de forma interdisciplinar ou transversal. Ela observa que, apesar da lei federal de 1º de janeiro de 2023, que orienta as escolas a terem educação midiática, ninguém fez isso ainda.

“É preciso porque as crianças vão continuar usando a internet sem saber de todos os riscos. E nós vamos continuar tendo fake News e desinformação, porque as crianças não sabem diferenciar fato de opinião. E há uma gama de jovens analfabetos funcionais que também não sabem fazer essa distinção”, opinou.

A professora destacou que um ponto positivo é a flexibilização do uso para fins pedagógicos, porque dessa forma o impacto dessa ansiedade nas crianças diminuirá, ao mesmo tempo que se mostra ser possível fazer as duas coisas – manejar o celular e aprender ao mesmo tempo.

Interação

Pesquisadora do tema, Andreia Schmidt, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é a favor da proibição porque acredita que a escola será o local onde crianças e adolescentes ficarão longe das telas, permitindo que interajam melhor com as pessoas, sejam professores ou colegas.

Segundo Andreia, aumentar a interação social desses estudantes, mesmo que só dentro da escola, será positivo porque são as pessoas que ensinam como nos regularmos emocionalmente, como lidar com as diferenças, como lidar com o mundo que, em última instância, é o que importa, avaliou.

“O que de fato essa lei vem trazer é a oportunidade para as crianças e adolescentes interagirem no mundo real, tanto com as tarefas, com as demandas do mundo real, como com as demandas sociais, que são as demandas de relacionamento, de interação que a gente precisa aprender ao longo da infância e da adolescência”, explicou.

Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS
13/12/2024 - Leno Castro

Sábado (14) foi Dia D de mobilização contra a dengue

O Governo do Maranhão, em parceria com os municípios, realizou, no sábado (14), um Dia D mobilização contra a dengue.

Em São Luís, a ação foi no Centro de Ensino Dr. Geraldo Melo, no bairro Cohab Anil I, às 8h30. A campanha estadual de prevenção ao Aedes aegypti incentiva a mobilização e a adoção de medidas para evitar criadouros do mosquito.

Com o slogan “Eu tô é tu perder para um mosquito!”, a campanha convoca e incentiva a população a dedicar 10 minutos por semana para evitar focos do Aedes aegypti.

A ação orienta a adotar medidas como eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas; manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados; limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água; utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo. É indicado, também, instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.

Em dezembro, o painel de monitoramento registrou 10.070 casos prováveis de dengue e 4.093 casos confirmados. O estado possui nove óbitos em investigação e quatro confirmados. Para a chikungunya, no mesmo período, são 1.021 casos prováveis, 15 óbitos em investigação e um confirmado

 

LEIA MAIS
13/12/2024 - Leno Castro

Concurso dos Correios será realizado neste domingo (15)

Um total de 1.672.671 candidatos estão inscritos no concurso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios). As provas serão realizadas na tarde deste domingo (15).

Conforme o edital de convocação, os portões serão abertos às 12h e o fechamento está marcado para as 12h45. O início da prova está previsto para as 13h.

Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com documento de identidade impresso com foto, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

Para o cargo de nível médio, a prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório) tem 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, noções de informática, conhecimentos gerais e código de conduta ética e integridade.

A prova para os cargos de nível superior (analista) terá 50 questões das seguintes disciplinas: língua portuguesa; matemática; noções de informática; código de conduta ética e integridade; conhecimentos específicos. Ao todo, essas questões terão pontuação máxima de 60 pontos.

Conforme o edital, a prova discursiva de até 30 linhas, de caráter eliminatório e classificatório, será avaliada em uma escala de 0 a 10 pontos.

Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que foram habilitados na prova objetiva e que estejam classificados dentro do limite de até três vezes o número de vagas, que considera a ampla concorrência, vagas para candidatos negros/indígenas e pessoas com deficiência, por cargo/especialidade/localidade.

Inscritos

Do total de 1.672.671 de inscritos, 1,5 milhão são para o cargo de Carteiro e os outros 111 mil se candidataram para disputar as vagas de nível superior.

São 3.511 vagas, sendo 3.099 de nível médio e 412 de nível superior.

As oportunidades se distribuem entre os cargos de Agente de Correios (nível médio) e Analista de Correios (nível superior) nas especialidades de: advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro.

A provas estão sendo aplicadas as provas, no turno da tarde, em 306 localidades distribuídas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, podendo abranger até 306 localidades.

Local de provas

O lugar onde os participantes prestarão o concurso já está disponível na aba Cartão de Convocação e Local de Provas, acessível com o número do Cadastro de Pessoa de Física (CPF).

O candidato deve fazer a consulta no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora do certame.

Salários

O salário inicial dos aprovados em nível médio (carteiro) será de R$ 2.429,26. Para os cargos de nível superior, o salário inicial é de R$ 6.872,48. A estatal oferece ainda vale-alimentação/refeição de cerca de R$ 1,4 mil. Em todos os casos. A empresa oferece possibilidade de adesão a plano de saúde e previdência complementar.

Mais informações podem ser obtidas no site do IBFC.

 

 

 

 

 

LEIA MAIS
13/12/2024 - Leno Castro

Biblioteca Pública Benedito Leite faz um Sábado Literário

Escritores, estudiosos, estudantes e demais interessados em literatura terão a oportunidade de participar de encontro literário que vai ocorrer neste sábado (14), na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), a partir das 17h.

A BPBL está localizada na Praça Deodoro, na área central de São Luís.

O evento é aberto ao público e tem a participação de vários autores maranhenses, intelectuais da literatura, além de jovens interessados pelo mundo literário.

Na programação estão previstos momentos de poesia, música, trovas, cordel, exposição de livros de autores maranhenses, a abertura da exposição interativa “Morada da Poesia” e ainda o tradicional Troca-troca Literário.

O evento será a chance para os amantes da literatura conhecerem, de perto, autores maranhenses e para autores trocarem experiências com outros escritores.

O encontro literário é uma realização da BPBL, em parceria como o Coletivo de Escritores Maranhenses (CEM), Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), Academia Maranhense de Trovas (AMT), Canto do Cordel e a Academia Maranhense de Letras Infanto-juvenil.

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Mistura de etanol na gasolina subirá de 30% para 32%

A mistura de etanol na gasolina deve subir de 30% para 32% (E32) a partir de quarta-feira (24), com a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio foi feito, no último fim de semana, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O aumento da proporção de etanol no combustível deve ter impacto direto na redução do preço da gasolina, na avaliação de Geraldo Alckmin.

O vice-presidente destaca, também, que a decisão garante benefícios ambientais e estimula o setor agroindustrial brasileiro.

Geraldo Alckmin lembrou que o Brasil tem muito etanol, também, de milho e que a mistura ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria.

Segundo o governo federal, a mudança pode reduzir em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importação de gasolina. O volume seria suficiente para eliminar a dependência externa do país no abastecimento do combustível, colocando o Brasil em condição de autossuficiência.

Em abril deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a medida terá caráter excepcional e temporário, com vigência inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período mediante decisão do CNPE.

A proposta, segundo o governo, deve melhorar a logística do setor, liberando infraestrutura atualmente utilizada para importação de gasolina e aumentando a eficiência na distribuição de outros derivados, como o diesel.

 

Segurança pública do Maranhão é reforçada com mais 49 veículos

O Governo do Maranhão entrega, nesta segunda-feira (22), às 17h, 49 veículos para reforçar o trabalho de segurança pública no estado. A solenidade será realizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão.

São 38 veículos para delegacias regionais, distritos policiais e unidades especializadas da Polícia Civil; quatro para a Perícia Oficial; quatro para o Centro Tático Aéreo; dois para a DPCA (2); e um para Guarda Municipal de Grajaú.

 

Armamentos

Serão entregues, também, 49 pistolas de calibre 9mm da Beretta APX. Esse tipo de pistola é considerado um modelo mais robusto e foi projetado para atender a rigorosos testes militares, o que possibilitou que seu uso se tornasse padrão por forças de segurança brasileiras.

 

Neymar pode entrar em campo no jogo do Brasil com a Escócia, na quarta (24)

Depois de vencer o Haiti, por 3 a 0, na sua segunda partida na Copa do Mundo de futebol masculino, na noite de sexta-feira (19), no estádio Lincoln Financial Field, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América (EUA), a Seleção Brasileira está se preparando para enfrentar a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

O jogo coma Escócia é válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Brasil é o primeiro colocado, no Grupo C, com 4 pontos. Marrocos vem em seguida, também, com 4 pontos; Escócia com 3 pontos e o Haiti sem pontuar.

 

Neymar em campo?

O Brasil está em preparativos para enfrentar a Escócia, o último jogo a ser disputado no Grupo C da Copa do Mundo.

O treino, no domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey (EUA) não teve o atacante Raphinha, que teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita, mas contou Neymar integrado plenamente ao grupo.

O atacante fez o primeiro treino integral com o elenco. Até então, Neymar havia participado somente de parte do aquecimento ou de ações com bola separado do grupo.

A tendência, revelada pelo técnico Carlo Ancelotti, é de que o camisa 10 esteja à disposição, pela primeira vez nesta Copa, na partida com a Escócia.

 

Brasil 3 X 0 Haiti

Todos os gols de Brasil 3 X 0 Haiti foram marcados no primeiro tempo.

Matheus Cunha, aos 22 minutos, abriu o placar após aproveitar o rebote de uma finalização de Vini Jr.

Depois, Matheus Cunha, aos 35 minutos, ampliou com um forte chute de perna esquerda após receber lançamento de Vini Jr.

Vinicius Júnior, aos 48 minutos, marcou o terceiro tocando na saída do goleiro após grande assistência de Lucas Paquetá.

 

Jogo na madrugada de Segunda (22) / terça-feira (23) 

Jordânia x Argélia (Grupo J), às 0h, em San Francisco (EUA)

 

Jogos de segunda-feira (22)

  • Argentina X Áustria (Grupo J), 14h, em Arlington, estado dos Texas (EUA)
  • França X Iraque (Grupo I), às 18h, na Filadélfia (EUA)
  • Noruega X Senegal (Grupo I), às 21h, em New York / New Jersey (EUA)

 

Jogos de domingo (21)

  • Espanha 4 X 0 Arábia Saudita, às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Bélgica 0 X 0 Irã, às 16h, em Los Angeles (EUA)
  • Uruguai 2 X 2 Cabo Verde, às 19h, em Miami (EUA)
  • Nova Zelândia 1 X 3 Egito, às 22h, em Vancouver (Canadá)

 

Jogo na madrugada de sábado (20) / Domingo (21)

  • Tunísia 0 X 4 Japão (Grupo F), às 0h, em Monterrey (México)

 

Jogos de sábado (20)

  • Turquia 0 X 1 Paraguai (Grupo D), às 0h, em San Francisco/Santa Clara (EUA).
  • Holanda 5 X 1 Suécia (Grupo F), às 14h, Houston (EUA)
  • Alemanha 2 X 1 Costa do Marfim (Grupo E), às 17h, em Toronto (Canadá)
  • Equador 0 X 0 Curaçao (Grupo E), às 21h, em Missouri (EUA)

 

Jogos de sexta-feira (19)

  • Estados Unidos 2 X 0 Austrália (Grupo D), às 16h, em Seattle (EUA)
  • Escócia 0 X 1 Marrocos (Grupo C), às 19h, em Boston, EUA.
  • Brasil 3 X 0 Haiti (Grupo C), às 21h30, na Filadélfia, EUA.

 

Jogos de quinta-feira (18)

  • República Tcheca 1 X 1 África do Sul (Grupo A), às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Suíça 4 X 1 Bósnia e Herzegovina (Grupo B), às 16h, em Los Angeles (EUA)
  • Canadá 6 X 0 Catar (Grupo B), às 19h, em Vancouver (Canadá)
  • México 1 X 0 Coreia do Sul, às 22h, (Grupo A), em Guadalajara (México)

Jogos de quarta-feira (17)

  • Áustria 3 X 1 Jordânia (Grupo J), às 1h, em São Francisco (EUA)
  • Portugal 1 X 1 República Democrática do Congo (Grupo K), às 14h, em Huston (EUA)
  • Inglaterra 4 X 2 Croácia (Grupo L), às 17h, em Dallas (EUA)
  • Gana 1 X 1 Panamá (Grupo L), às 20h, em Toronto (Canadá)
  • Uzbequistão 1 X 3 Colômbia (Grupo K), às 23h, na Cidade do México (México)

 

Jogos de terça-feira (16)

  • França 3 X 1 Senegal (Grupo I), às 16h, em New Jersey (EUA)
  • Iraque 1 X 4 Noruega (Grupo I), às 19h, em Boston (EUA)
  • Argentina 3 X 0 Argélia (Grupo J) 22h, em Kansas City (EUA)

 

Jogos de segunda-feira (15)

  • Espanha 0 X 0 Cabo Verde (Grupo H) – às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Bélgica 1 X 1 Egito (Grupo G) – às 16h, em Seattle (EUA)
  • Arábia Saudita 1 X 1 Uruguai (Grupo H) – às 19h, em Miami (EUA)
  • Irã 2 X 2 Nova Zelândia (Grupo G) – às 22h, em Los Angeles (EUA)

 

Jogos domingo (14)

  • Austrália 2 X 0 Turquia (Grupo D) – às 1h (madrugada), em Vancouver (Canadá)
  • Alemanha 7 X 1 Curação (Grupo E) – às 14h, em Houston (EUA)
  • Holanda 2 X 2 Japão (Grupo F) – às 17h, em Dallas (EUA)
  • Costa do Marfim 1 X 0 Equador (Grupo E) – às 20h, na Filadélfia (EUA)
  • Suécia 5 X 1 Tunísia (Grupo F) – às 23h, em Monterrey (México)

 

Jogos Sábado (13)

  • Catar 1 X 1 Suíça (Grupo B) –  16h em San Francisco (EUA)
  • Brasil 1 X 1 Marrocos (Grupo C) – 16h em Nova York / Nova Jersey (EUA)
  • Haiti 0 X 1 Escócia (Grupo C) – 16h em Boston (EUA)

 

Jogos de sexta-Feira (12)

  • Canadá 1 X 1 Bósnia e Herzegovina – Grupo B (Toronto, no Canadá)
  • Estados Unidos 4 X 1 Paraguai – Grupo D (Los Angeles, nos EUA)

 

Jogo de quinta-feira (11)

  • México 2 X 0 África do Sul (Grupo A) – estádio Azteca, na Cidade do México, no México.
  • Coreia do Sul 2 X 1 Tchéquia (Grupo A) – no Estádio de Guadalajara, no México.

 

Seleção nos EUA

A delegação do Brasil está hospedada no The Ridge Hotel, localizado na cidade de Basking Ridge, no estado de Nova Jersey.

O hotel fica a, aproximadamente, uma hora da cidade de New York está o MetLife Stadium, o estádio das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2026.

Os treinamentos estão acontecendo no Columbia Park Training Facility que fica localizado na cidade de Morristown, no estado de Nova Jersey, distante uns 14 a 20 minutos (de carro) do hotel em que o Brasil está hospedado. O complexo esportivo pertence ao clube New York Red Bulls da MLS.

 

Jogos do Brasil da Copa

19 de junho (sexta-feira) – 22h (de Brasília) – Brasil X Haiti – Lincoln Financial Field, em Filadélfia;

24 de junho (quarta-feira) – 19h (de Brasília) – Escócia X Brasil – Hard Rock Stadium, Miami.

 

 

Jogadores do Brasil

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, no dia 18 deste mês, os 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.

 

Goleiros

– Alisson (Liverpool, da Inglaterra)

– Ederson (Fenerbahçe, da Turquia)

– Weverton (Grêmio)

 

Defensores

– Alex Sandro (Flamengo)

– Bremer (Juventus, da Itália)

Danilo (Flamengo)

Douglas Santos (Zenit, da Rússia)

Gabriel Magalhães (Arsenal, da Inglaterra)

Ibañez (Al-Ahli, Arábia Saudita)

Léo Pereira (Flamengo)

Marquinhos (PSG, França)

Éderson (Atlanta, EUA) no lugar de Wesley (Roma, Itália)

 

Meio-campistas

– Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)

– Casemiro (Manchester United, Inglaterra)

– Danilo Santos (Botafogo)

– Fabinho (Al-Ittihad, Arábia Saudita)

– Lucas Paquetá (Flamengo)

 

Atacantes

– Endrick (Lyon, França)

– Gabriel Martinelli (Arsenal, Inglaterra)

– Igor Thiago (Brentford, Inglaterra)

– Luiz Henrique (Zenit, da Rússia)

– Matheus Cunha (Manchester United, Inglaterra)

– Neymar (Santos)

– Raphinha (Barcelona, da Espanha)

– Rayan (Bournemouth, da Inglaterra)

– Vini Jr. (Real Madrid, da Espanha)

 

Copa do Mundo 2026

 Esta copa do mundo tem 48 seleções e será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em 16 cidades de três países que ficam da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.

 

(Foto/Capa/site/CBF): Mateus Cunha celebra gol do Brasil no jogo com o Haiti