Destaques
24/12/2025 - Leno Castro

Corpo de Bombeiros celebra Natal com pacientes oncológicos

O Papai Noel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) celebrou, nesta semana, o Natal com pacientes do Hospital de Oncologia do Maranhão Tarquínio Lopes Filho.

Localizado na Rua São Pantaleão, na área central de São Luís (MA), o Hospital Tarquínio Lopes integra a rede de hospitais públicos estaduais do Maranhão que são administrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Esta ação natalina do CBMMA é realizada em hospitais há nove anos com o objetivo proporcionar bem-estar e conforto aos pacientes em tratamento de saúde.

A programação incluiu atividades recreativas, arte com balões, distribuição de brinquedos e a presença da banda de música do CBMMA com os integrantes com vestes natalinas.

Em uma encenação simbólica de Natal, o Papai Noel Bombeiro entrou por uma das janelas do hospital, com apoio do Auto Bomba Tanque (ABT), veículo utilizado nas operações de combate a incêndio, e alcançou uma das alas do hospital, entrando pela janela e surpreendendo os pacientes.

“É muito gratificante ver o sorriso e a alegria das pessoas com essa ação”, afirmou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.

“Sentir-se abraçado, lembrado, é um dos maiores presentes que podemos oferecer, especialmente em momentos difícil”, enfatizou o diretor geral Hospital Tarquínio Lopes Filho, Klebson Carvalho.

 

LEIA MAIS
23/12/2025 - Leno Castro

Prévia de inflação 2025, no Brasil, é de 4,41%

A prévia da inflação oficial de dezembro ficou em 0,25%, resultado que faz o acumulado de 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) marcar 4,41%, dentro do limite da meta do governo federal.

O limite de inflação (teto da meta) estabelecido pelo governo federal para 2025 é de 4,50%.

É o segundo mês seguido com inflação acumulada dentro da margem de tolerância.

Em novembro, o IPCA-15 tinha baixado para 4,5%, depois de ter ficado fora do limite desde janeiro. Em abril, o ponto mais alto desde então, chegou a 5,49%.

Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O mais recente boletim Focus, pesquisa do Banco Central com instituições financeiras, divulgado nessa segunda-feira (22), estima que a inflação oficial terminará 2025 em 4,33%, ou seja, dentro do limite de tolerância da meta.

 

Prévia X IPCA

O IPCA-15 tem basicamente a mesma metodologia do IPCA, a chamada inflação oficial, que serve de base para a política de meta de inflação do governo, de 3% em 12 meses, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

A diferença está no período de coleta de preços e na abrangência geográfica. Na prévia, a pesquisa é feita e divulgada antes mesmo de acabar o mês de referência. Em relação à divulgação atual, o período de coleta foi de 14 de novembro a 12 de dezembro.

O IPCA-15 coleta preços em 11 localidades do país (as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Porto Alegre, Belo Horizonte, do Recife, de São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.); e o IPCA, 16 localidades (inclui Vitória, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju). O IPCA cheio de dezembro será divulgado em 9 de janeiro.

Ambos os índices levam em consideração uma cesta de produtos e serviços para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. Atualmente o valor do mínimo é R$ 1.518.

 

LEIA MAIS
23/12/2025 - Leno Castro

UFMA oferta 6.098 vagas para 96 cursos de graduação por meio do SISU 2026

Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou o edital de ingresso no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2026. A instituição oferta 6.098 vagas distribuídas entre 96 cursos de graduação de nove campi da instituição.

O procedimento de classificação e seleção dos candidatos será realizado exclusivamente com base nas notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em uma das edições de 2023,  2024 ou 2025, em ordem decrescente da pontuação, conforme o grupo de inscrição no Sisu.

Os interessados em participar poderão se inscrever no período de 19 a 23 de janeiro de 2026, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (acesse aqui).

Em 2026, a Universidade Federal do Maranhão disponibilizará 6.098 vagas em cursos de graduação presenciais entre os câmpus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís.

Para mais informações, acesse o site SISU UFMA

 

Cronograma

Inscrição no SISU: 19 a 23 de janeiro de 2026

Convocação da chamada regular: 29 de janeiro

Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro

Acesse o edital completo aqui

 

LEIA MAIS
23/12/2025 - Leno Castro

Pesquisa do Procon/MA aponta grandes variações de preços nos itens da ceia de Natal em São Luís e Imperatriz

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) realizou uma pesquisa de preços dos principais itens que compõem a ceia de Natal nos municípios de São Luís e Imperatriz. O levantamento tem como objetivo orientar os consumidores e estimular a pesquisa antes das compras, evitando gastos excessivos.

Ao todo, em São Luís, a pesquisa foi realizada em 9 estabelecimentos comerciais, incluindo supermercados e atacarejos, com levantamento de mais de 140 itens, entre aves natalinas, carnes, panetones, frutas, conservas, grãos, bebidas, chocolates e outros produtos típicos da ceia. Já em Imperatriz, o levantamento contemplou 5 estabelecimentos, com análise de mais de 150 itens, abrangendo os principais produtos consumidos no período natalino.

A pesquisa identificou diferenças expressivas de preços para um mesmo produto, a depender do estabelecimento, o que reforça a importância da comparação antes da compra.

Maior variação em Imperatriz

Em Imperatriz, a maior variação de preço registrada foi do pêssego nacional (kg), que apresentou uma diferença de 175,05%. O produto foi encontrado pelo menor valor de R$ 10,90, no Assaí Atacadista, e pelo maior valor de R$ 29,98, no Mateus Supermercados, em diferentes pontos de venda do município.

Outro item com variação significativa foi o melão amarelo (kg), que apresentou diferença de 133,78%, com preços variando entre R$ 2,99, também no Assaí Atacadista, e R$ 6,99, no Mateus Supermercados, conforme levantamento realizado pelo órgão.

Maior variação em São Luís

Já em São Luís, a maior variação de preços foi identificada na cerveja Glacial lata 350 ml, que apresentou uma diferença de 110,86%. O item foi encontrado pelo menor preço de R$ 1,75, no Atacadão (Bequimão), e pelo maior preço de R$ 3,69, em unidades dos Supermercados Mateus, a depender do ponto de venda pesquisado na capital.
Entre os produtos tradicionais da ceia, o panettone Parati brigadeiro com gotas de chocolate (400 g) também chamou atenção, com variação de 66,97%, sendo comercializado por R$ 12,99, no Empório Pinheiro (Av. dos Holandeses), e por R$ 21,69, em unidades dos Supermercados Mateus em São Luís.
Diante das variações expressivas encontradas nos preços dos produtos que compõem a ceia natalina, o presidente em exercício do Procon/MA, Ricardo Cruz, destaca que a atenção na hora da compra pode fazer diferença significativa no orçamento das famílias maranhenses.

 

Pesquisa de preço Natal – Grande Ilha de São Luís

Pesquisa de preço Natal – Imperatriz 

LEIA MAIS
23/12/2025 - Leno Castro

Saída temporária de Natal, que beneficia 736 detentos, inicia nesta nesta terça (23)

Os 736 apenados e apenadas com autorização da Justiça para passar o Natal com seus familiares saíram dos presídios, às 9h desta terça-feira (23). Eles devem retornar aos estabelecimentos prisionais até às 18h do dia 29 de dezembro (uma segunda-feira).

O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca da Ilha de São Luís, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), Francisco Ferreira de Lima, encaminhou, há cerca de duas semanas, à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAT) a lista com os nomes dos apenados e apenadas que receberam o benefício da saída temporária do Natal de 2025.

O magistrado determinou, também, que os diretores das unidades prisionais comuniquem à 1ª VEP, até às 12h do dia 7 de janeiro de 2026, o retorno ou não dos internos e internas e eventuais alterações.

 

Requisitos para ser beneficiado

Conforme o artigo 123 da Lei de Execução Penal, a autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária e dependerá da satisfação dos seguintes requisitos:

Comportamento adequado;

Cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente;

Compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.

 

Restrições

Os beneficiados e beneficiadas devem cumprir várias restrições como fornecer o endereço onde reside a família a ser visitada ou onde poderá ser encontrado durante o gozo do benefício; recolhimento à residência visitada, no período noturno; não frequentar festas, bares e similares; entre outras determinações.

 

Com dados do site do TJ-MA

LEIA MAIS
23/12/2025 - Leno Castro

Foguete do primeiro lançamento comercial do Brasil explode, em Alcântara, logo depois da decolagem

Logo depois de decolar, o foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, explodiu, na noite desta segunda-feira (22), às 22h13, cerca de 50 segundos de sair do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no município de Alcântara, no Maranhão.

HANBIT-Nano, que não era tripulado, seria o primeiro lançamento comercial realizado a partir do Brasil.

As primeiras avaliações indicam uma anomalia, ainda não identificada, durante o voo do foguete.

A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu nota na qual confirmou a anomalia e disse que o caso está sendo apurado pelas equipes técnicas da Innospace e que os resultados serão divulgados em breve.

O vídeo da transmissão, realizado pela Innospace, acompanhou o lançamento e a trajetória do foguete HANBIT-Nano por pouco mais de um minuto, com câmeras localizadas nos estágios do foguete, que chegou até a Mach 1 – que é quando a velocidade de um objeto espacial ultrapassa a velocidade do som.

Em seguida, o HANBIT-Nano seguiu em direção até a órbita da Terra, chegando a MAX Q, que é quando um objeto espacial alcança a maior intensidade da força aerodinâmica até chegar a atmosfera. Logo em seguida, a transmissão foi cortada.

O foguete levava ao espaço cinco satélites e três dispositivos voltados para pesquisas científicas em diversas áreas. Os experimentos foram desenvolvidos por instituições do Brasil e da Índia. A operação, batizada de Spaceward, mobilizou 27 profissionais, responsáveis por acompanhar diferentes sistemas do foguete.

O veículo espacial – que tinha 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 toneladas – levava satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.

 

Nota da FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta segunda-feira (22/12), no contexto da Operação Spaceward, o foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, foi lançado às 22h13 (horário de Brasília) a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).

Na ocasião, após a saída da plataforma, o veículo iniciou sua trajetória vertical conforme previsto. No entanto, houve uma anomalia no veículo que o fez colidir com o solo.

Uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros do CLA já foi enviada ao local para análise dos destroços e da área de colisão. Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial.

As equipes técnicas da Innospace seguem atuando na análise dos dados e na apuração das causas do ocorrido, em conjunto com a FAB e com os demais órgãos e instituições envolvidos na operação.

Demais informações serão divulgadas oportunamente, à medida que as avaliações avancem.

 

Base de Alcântara

Construído na década de 1980, o Centro de Lançamento de Alcântara é considerado um dos locais mais estratégicos do mundo para lançamentos espaciais.

A proximidade com a Linha do Equador permite que os foguetes consumam menos combustível para atingir a órbita, reduzindo custos e aumentando a eficiência da operação.

A Operação Spaceward simbolizou o início de uma nova etapa para o Programa Espacial Brasileiro. A abertura da base para lançamentos comerciais foi possível após a assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre Brasil e Estados Unidos, em 2019.

 

LEIA MAIS
22/12/2025 - Leno Castro

Canetas emagrecedoras: popularização gera alerta para riscos à saúde

Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas “canetas emagrecedoras”, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo, cada vez mais, buscadas por pessoas que desejam emagrecer de forma rápida, muitas vezes sem orientação médica e sem nenhum critério.

Diante da procura desenfreada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a compra e consumo desses medicamentos.

Segundo a Anvisa, a venda e o uso de canetas emagrecedoras falsas representam um sério risco à saúde e é considerado um crime hediondo no país.

A farmacêutica Natally Rosa esclarece que o uso de versões manipuladas ou de origem desconhecida é uma prática perigosa.

A farmacêutica destaca o que deve ser observado na embalagem e no produto para conferir sua autenticidade. “Temos alguns sinais. A própria embalagem já chama a atenção”, afirma.

“Na embalagem tem o número do lote e validade de fácil acesso? Você consegue identificar? A leitura, a descrição do medicamento e o princípio ativo estão bem legíveis? Todas estas informações precisam estar bem visíveis”, alerta Natally Rosa.

A farmacêutica chama a atenção para valores. “Preços muito abaixo do praticado no mercado é um sinal de alerta grave. O medicamento só é vendido com apresentação e retenção da receita médica”.

 

LEIA MAIS
22/12/2025 - Leno Castro

Celebrações de Natal e fim de ano movimentam empresas e órgãos públicos

Empresas privadas e órgãos públicos estão realizando festas de Natal e confraternização de fim de ano, neste mês de dezembro. Nas escolas, hospitais, repartições públicas acontecem brincadeiras como a de “amigo invisível” e eventos como as cantatas natalinas.

Um exemplo foi a cantata natalina para pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Dr. Genésio Rêgo (HGR) que aconteceu no último fim de semana.

O HGR é um órgão do Governo do Maranhão gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“O evento teve o principal objetivo de proporcionar relaxamento e interação social aos pacientes. Com o momento, visamos promover a reabilitação emocional e física dos pacientes por meio de momentos de lazer e boa música”, disse a diretora administrativa do HGR, Leyna Lima.

A programação teve apoio da Orquestra de Sopros Sesc Musicar, iniciativa cultural do Sesc no Maranhão, que, na ocasião, trouxe o melhor da música natalina, com direito à presença do Papai Noel e votos de alegria e expectativa para o ano que, em alguns dias, irá começar.

Por meio da música, a programação natalina no HGR buscou proporcionar aos pacientes, acompanhantes e profissionais a sensação de bem-estar, impactando diretamente não apenas no processo terapêutico, mas também na diminuição da ansiedade e do estresse, na melhora do humor e na recuperação da saúde.

 

Hospital Dr. Genésio Rêgo

O Hospital Dr. Genésio Rêgo, localizado na Av. dos Franceses, é uma unidade de referência da rede estadual. Oferece atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade, com a cobertura de especialidades clínicas, cirúrgicas e exames diagnósticos.

O equipamento garante à população maranhense serviços que vão desde ações de prevenção e diagnóstico precoce até procedimentos especializados, terapias renais e exames de imagem avançados.

(Foto/Capa/Divulgação): Cantata Natalina no Hospital Genésio Rego

LEIA MAIS
22/12/2025 - Leno Castro

Ponte JK, entre os estados do Maranhão e Tocantins, é inagurada

A nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, entre os estados do Maranhão e Tocantins, foi inaugurada nesta segunda-Feira (23).

A solenidade entrega aconteceu, nesta segunda-feira (22), às 11h, na cabeceira da ponte localizada no município de Estreito (MA).

O governador Carlos Brandão; o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; e o do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão participaram da inauguração.

A entrega da ponte, que desabou em dezembro do ano passado, restabelece o tráfego da BR-226, que é essencial para a mobilidade, a economia e a integração nacional.

 

Obra
A obra, feita em tempo recorde, foi executada pelo DNIT com investimento de R$ 171,97 milhões.

Foram cerca de 500 trabalhadores atuando em dois turnos.

Com 630 metros de extensão, a nova ponte foi construída em ritmo acelerado e conta uma estrutura moderna e segura. São duas faixas de rolamento, acostamentos, barreiras de proteção, além de passagem para pedestres.

A obra representa a retomada, com segurança, do fluxo logístico que sustenta o transporte de cargas, a produção agrícola, a atividade industrial e o deslocamento diário de milhares de pessoas entre Maranhão e Tocantins.

 

LEIA MAIS
22/12/2025 - Leno Castro

Mega-Sena de sábado (20) acumula e valor principal é incorporado ao sorteio da virada que vai para R$ 1 bilhão

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 2.954 da Mega-Sena que foi realizado na noite de sábado (20), em São Paulo.

Os números sorteados foram: 01 – 09 – 37 – 39 – 42 – 44.

Com isso, o prêmio de R$ 62 milhões foi incorporado à Mega-Sena da virada, que deve sortear uma bolada de R$ 1 bilhão na noite do próximo dia 31.

Acertaram 5 números no rateio de sábado (20) da Mega-Sena, 35 apostas e, cada uma, recebe R$ 69.615,6. Não houve aposta ganhadora no Maranhão.

As  4.069 apostas que pontuaram quatro números vão receber, cada uma, R$ 1.071,64

 

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Prazo para pagar taxa de inscrição do ENEM 2026 encerra na segunda (22)

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.

Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

 

Estudante com direito à gratuidade

  • Está cursando o último ano do ensino médio no ano de 2026, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Sejam participantes do programa Pé-de-Meia.

8,4 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever

O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.

São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).

Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).

A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.

“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.

 

Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos

Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.

 

Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos

Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).

“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.

 

Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo

A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.

Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.

A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.

 

Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos

Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.

 

Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia

Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.

William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.

 

Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio

Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.

Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.

Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.

 

Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)

Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.

Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.

William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.

Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.

 

Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos

Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.

“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.

Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.

 

Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar

Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.

“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.

Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.

Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.

“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.

 

Mais sobre a pesquisa

Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.

A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.

 

Rádio Timbira transmite o jogo Sampaio X Trem pela série D do Brasileirão 2026

A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.

 

MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)

O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.

O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.

Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.

A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.

O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.

O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo

 

Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)

A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.

A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.

Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo

– Narração: Roberto Ramos

– Comentários: Edivan Fonseca

– Reportagens: Noel Soares

– Plantão: Christyan França

– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim

 

Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)

O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

 

Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira

  • com/radio.timbira
  • com/radiotimbira
  • com.br/play/14493
  • ma.gov.br
  • com/radiotimbira
  • com/@TVTimbira

 

Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas

  • Rádio Universidade FM – São Luís/MA – Paulo Pellegrini (operação de Maira Nogueira);
  • Central de Notícias Brasil (e mais de 150 rádios) – São Luís/MA – Humberto Fernandes/Kleuberth Costa;
  • Rádio Açaí FM 87.9 – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Brasil Esportes WEB – São Luís/MA – Roberto Ramos;
  • Rádio Canal Esporte WEB – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Esse WEB – São Luís/MA – Sólon Vieira;
  • Rádio Maracu – Viana/MA – Tania Diniz;
  • Rádio OK FM 93.7 – Caxias/MA – Valdir Rios;
  • Rádio Princesa WEB – Pinheiro/MA – Alberto Ribeiro.