O Governo do Maranhão entregou a primeira etapa das obras do Polo de Confecção de Rosário, no domingo (16).
O empreendimento vai gerar 300 vagas de trabalho formal até 2026 e 3 mil postos de emprego em cinco anos.
O Polo de Confecção de Rosário é um projeto do Governo do Maranhão, realizado em parceria com a Associação MM Solidária Projetos Sociais, a Prefeitura de Rosário, o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão assinou o termo de cessão do galpão e do maquinário, formalizando o início oficial das operações do Polo de Confecção de Rosário.
Com a inauguração do polo, foi formalizada uma parceria com o SENAI para ampliação das turmas de corte e costura e outros cursos relacionados à área. As capacitações de formação serão realizadas pela Associação MM Solidária Projetos Sociais.
Depois da conclusão do treinamento, que acontece no prazo de 60 dias, as costureiras serão encaminhadas para empresas do setor que atuam ou atuarão no polo.
Estrutura
O galpão tem área total de 2.200 metros quadrados e conta com 170 máquinas de costura e um total de 200 equipamentos voltados à produção de confecções (TVs, passadeiras, mesas de corte, entre outros). Antes, a associação operava com cerca de 80 máquinas.
O objetivo é fortalecer o setor têxtil maranhense e impulsionar a geração de empregos na região, garantindo um espaço estruturado para abrigar empresas especializadas em corte e costura, promovendo desenvolvimento econômico, social e profissional no município de Rosário e no seu entorno.
Parcerias
As obras foram executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). A Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) será a responsável pela legalização de uso (cessão) do polo e pelas tratativas com empresas incentivadas que disponibilizaram os equipamentos por meio de doação.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) é encarregada pelo projeto do galpão.
As empresas parceiras Gess S/A e Bartofil participam por meio de contrapartida social. O Senai fará as capacitações profissionais. Já a Associação MM Solidária Projetos Sociais é a instituição responsável pelo Polo de Confecção de Rosário.
O diretor administrativo da Gess S/A, Anderson Gorgen, informou que, por meio da parceria com o Governo do Maranhão, será feita a integração de toda a cadeia produtiva.
“A Gess S/A fez a doação de diversos equipamentos para que o galpão possa operar. Nós somos uma empresa que atua no setor agrícola desde a década de 80 e estamos entrando no plantio do algodão também. Então, faz todo o sentido essa parceria, pois permite integrar a cadeia produtiva da indústria têxtil desde o início, que é o algodão, até o produto final, a confecção de roupas. Todo mundo só tem a ganhar com esta iniciativa”, afirmou Anderson Gorgen.
O governo federal prorrogou até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O prazo original se encerraria em 14 de novembro. No entanto, o Ministério da Previdência Social decidiu ampliar o período para garantir que todos os afetados possam registrar seus pedidos.
A decisão será oficializada, nesta terça-feira (11), pelo Ministério da Previdência Social.
Até esta semana, cerca de 3,7 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,5 bilhões.
O governo federal estima, no entanto, que ainda existam 4,8 milhões de aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução.
Esquema de descontos
O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades associativas. As investigações levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril.
Como pedir a devolução
Os beneficiários podem abrir pedidos de ressarcimento pelos canais oficiais do INSS:
O Imperatriz segue confirmando renovações de contrato para a temporada 2026. Nas redes sociais, o Cavalo de Aço já anunciou cinco nomes que permanecem no elenco: os goleiros Mateus Machado e Júnior Conceição, o lateral-esquerdo Wyldson, o volante Gleidson e o zagueiro Ronny.
O goleiro Mateus Machado, de 28 anos, disputou a temporada 2025 com o Imperatriz e, posteriormente, a Série B do Maranhense pelo ITZ Sport, onde conquistou o acesso à elite estadual. A expectativa é de que ele ganhe mais oportunidades em 2026 — neste ano, foram apenas 14 partidas defendendo o Pinheiro Atlético Clube.
Outro goleiro que permanece é Júnior Conceição, de 27 anos. Ele foi titular em 19 partidas em 2025, alternando titularidade no gol do Cavalo de Aço. O atleta garante sua terceira temporada consecutiva com a equipe.
Na lateral esquerda, Wyldson, de 24 anos, também continua. O jogador tem passagens por diversos clubes do interior cearense e foi formado nas categorias de base do Fluminense-PI.
O experiente volante Gleidson, de 35 anos, renova contrato e segue no elenco. Ele acumula passagens por equipes como Ferroviário, Sousa, Guarany de Sobral, Flamengo-PI e Botafogo-PB.
Fechando a lista, o zagueiro Ronny, de 30 anos, também segue para 2026. Natural de Bragança (PA), o defensor conquistou o acesso à Série A do Campeonato Maranhense com o ITZ Sport, onde foi titular em todos os jogos da temporada. Ronny tem ainda passagens por clubes como Bragantino-PA, Trem-AP, Cordino e Capitão Poço-PA.
Na próxima temporada, o Imperatriz disputará quatro competições: o Campeonato Maranhense, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e o Campeonato Brasileiro da Série D e será comandado de Sílvio Criciúma.
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) deu início, neste mês, a 2ª Etapa da Campanha de Atualização Cadastral de Rebanhos, que segue até o dia 15 de dezembro de 2025, sem prorrogação.
A ação é voltada a todos os produtores e produtoras rurais com estabelecimentos de exploração pecuária no estado e tem como objetivo garantir a saúde animal, a segurança sanitária e fortalecer a credibilidade da pecuária maranhense.
A atualização cadastral é gratuita e obrigatória e desempenha papel fundamental na manutenção do status sanitário do Maranhão, especialmente após a retirada da vacinação contra a febre aftosa. Manter os dados do rebanho atualizados contribui para o fortalecimento do sistema de vigilância e assegura que o estado permaneça livre da doença, reforçando o compromisso coletivo com a sanidade animal.
A Aged-MA orienta os produtores a realizarem a atualização dentro do prazo, evitando o bloqueio de cadastros para emissão de documentos sanitários e movimentação animal, além de penalidades e multas.
Durante o período da campanha, a Aged-MA conta com o apoio de prefeituras, sindicatos rurais e secretarias municipais de agricultura, além de uma ampla divulgação em rádios, mídias digitais e veículos de comunicação locais e regionais. A meta é alcançar mais de 90% das propriedades atualizadas, conforme orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Onde e como fazer o cadastro
O cadastro deve ser feito no escritório da Aged-MA onde o produtor possui sua propriedade cadastrada.
Quem já possui acesso ao Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão (Sigama) pode realizar a atualização de forma online.
Para aqueles que ainda não têm cadastro, o acesso pode ser solicitado diretamente no site da Aged-MA (https://aged.ma.gov.br/), clicando no banner do sistema e seguindo o passo a passo disponível.
Com o slogan “Rebanho atualizado é produtor certificado. Mantenha os dados da propriedade e do rebanho em dia e ajude o Maranhão a continuar livre da febre aftosa”, a campanha reforça a conscientização e o sentimento de pertencimento, valorizando o papel do homem e da mulher do campo.
“Mesmo sem vacinação, a prevenção continua. Quem cuida da propriedade ajuda a cuidar do Maranhão”, reforça a presidente da Aged-MA, Jucielly Oliveira.
O Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira, foi inaugurado em Imperatriz que agora conta com mais estrutura para a prática de esportes.
O espaço foi entregue na segunda-feira (27) dispõe de uma quadra poliesportiva coberta, com medidas oficiais, e de toda a estrutura necessária para as atividades esportivas, incluindo banheiros para o público e vestiários para os atletas.
O ginásio está localizado no conjunto da Praça Mané Garrincha e corresponde à primeira etapa da transformação do espaço em um complexo esportivo.
Futuramente, o local contará com quadra de areia, sala de dança e sala de luta, além de ambientes como sala administrativa, lanchonete e banheiros convencionais e adaptados.
Diversidade esportiva
O ginásio foi projetado para receber competições de diversas modalidades, como futsal, vôlei, basquete, handebol e esportes de combate, além de servir como espaço de convivência e para eventos culturais.
Sua estrutura moderna e acessível atende a padrões técnicos de segurança e conforto exigidos para eventos nacionais e até internacionais.
O Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira abre portas para sonhos e futuros promissores, especialmente para a juventude. O estudante Davi Silva, de 15 anos, fez questão de assistir à inauguração.
“Esse é o esporte que eu mais gosto de praticar, o handebol. Então, essa obra é muito boa, porque não temos muitos ginásios para competições de handebol e, antes, precisávamos usar quadras de várias escolas”, contou.
Para a servidora municipal Anny Kaline, de 28 anos, que integra o time de handebol da cidade, a conclusão da obra trará benefícios tanto para os esportistas amadores quanto para os profissionais.
“A nossa cidade estava precisando de um ginásio desse tamanho, com medidas oficiais, que antes só havia em São Luís. Ficava complicado treinar e ter um bom rendimento. Temos atletas que fazem parte da seleção brasileira de handebol e eles também estavam sentindo falta de um espaço adequado como esse”, pontuou.
O Maranhão tem 211.383 inscritos para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os dados foram divulgados, nesta semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) instituição responsável pela realização do concurso.
As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro. Neste ano, do total de inscritos, 163.620 são isentos do pagamento da inscrição e 47.763 foram pagantes.
Segundo o Inep, nesta edição, 75,55% dos 79.317 estudantes que vão concluir o ensino médio da rede pública confirmaram a participação. Em todo o país, o Enem registrou 4,8 milhões de inscrições, um aumento de 11,22% em comparação a 2024.
Consulta a locais de provas
0 Inep disponibilizou o Cartão de Confirmação do Enem 2025 por meio do qual é possível consultar informações como o local de prova, número de inscrição e hora das provas.
Para acessar o cartão e saber o local onde fará a prova, o estudante deve acessar a Página do Participante, no site do Inep.
No cartão de confirmação é possível também registrar que o inscrito terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
Disciplinas e horários
Em 9 de novembro o candidato deverá fazer:
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e redação.
Em 16 de novembro o candidato deverá fazer:
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
Horários de aplicação das provas (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h3
África do Sul, Arábia Saudita, Catar, Costa do Marfim, Inglaterra e Senegal foram as equipes que garantiram o seu lugar na próxima Copa do Mundo de Futebol Masculino em jogos das classificatórias realizados na terça-feira (14).
Até o momento, 28 seleções já estão classificadas, restando 20 vagas para o torneio.
A próxima copa do mundo terá 48 seleções e, até agora, três países são estreantes: Jordânia, Cabo Verde e Uzbequistão. A competição será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em três países da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.
Inglaterra vai à sua 17ª edição de Copa do Mundo
Na Europa, Inglaterra foi o primeiro país a garantir vaga no continente ao vencer a Letônia por 5 a 0 e asseguram a liderança do grupo K das eliminatórias, com 18 pontos.
Portugal empatou com a Hungria desperdiçou a oportunidade de se classificar logo para o torneio.
Continente africano
As Eliminatórias Africanas definiram os últimos três classificados de forma direta à Copa do Mundo. África do Sul, Costa do Marfim e Senegal carimbaram suas vagas no evento.
Os sul-africanos foram os primeiros a se classificar nesta terça-feira (14). A equipe bateu Ruanda por 3 a 0 e garantiu a primeira posição do grupo C, com 18 pontos conquistados.
Depois, Costa do Marfim recebeu o Quênia em Abidjan e superou o adversário por 3 a 0. Os Elefantes alcançaram a marca de 26 pontos e se mantiveram na liderança da chave F, ficando à frente do Gabão, que buscará uma vaga na repescagem.
Fechando os classificados na África, Senegal fez o dever de casa e derrotou a Mauritânia pelo placar de 4 a 0. Sadio Mané, maior referência técnica do país, balançou as redes duas vezes no triunfo, que deu o primeiro lugar do grupo B aos senegaleses.
Ásia
O continente asiático definiu os últimos dois times classificados diretamente à próxima Copa. Sede da última edição, o Catar garantiu seu lugar com uma vitória por 2 a 1 sobre o Emirados Árabes Unidos.
A Arábia Saudita, por sua vez, segurou o empate em 0 a 0 com o Iraque, terminou na primeira posição do grupo B com quatro pontos e se classificou para a competição pela terceira edição consecutiva. O Catar foi líder da chave A, com os mesmos quatro pontos.
Seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2026
Canadá (país-sede)
Estados Unidos (país-sede)
México (país-sede)
Japão (Ásia)
Irã (Ásia)
Uzbequistão (Ásia)
Coreia do Sul (Ásia)
Jordânia (Ásia)
Austrália (Ásia)
Catar (Ásia)
Arábia Saudita (Ásia)
Nova Zelândia (Oceania)
Argentina (América do Sul)
Brasil (América do Sul)
Equador (América do Sul)
Uruguai (América do Sul)
Colômbia (América do Sul)
Paraguai (América do Sul)
Marrocos (África)
Tunísia (África)
Egito (África)
Argélia (África)
Gana (África)
Cabo Verde (África)
África do Sul (África)
Costa do Marfim (África)
Senegal (África)
Inglaterra (Europa)
Divisão de vagas por continentes
Europa: 16 vagas
África: 9 vagas
Ásia: 8 vagas
América do Sul: 6 vagas
América do Norte e Central: 6 vagas
Oceania: 1 vaga
Playoff: 2 vagas
O Ministério da Saúde divulgou, na segunda-feira (13), que o país contabiliza 32 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas (três a mais do que na última sexta). Ao todo, outros 181 casos seguem em investigação. Pelo menos 320 suspeitas foram descartadas.
As ocorrências confirmadas foram em São Paulo (28), no Paraná (três) e no Rio Grande do Sul (uma). As suspeitas seguem em diminuição. Eram 217 no último balanço.
Suspeitas em todas as regiões
As 181 notificações em investigação, segundo o Ministério da Saúde, estão em São Paulo (100), em Pernambuco (43), no Espírito Santo (nove), no Rio Grande do Sul (seis), no Rio de Janeiro (cinco), em Mato Grosso do Sul (quatro), no Piauí (quatro), em Goiás (três), no Maranhão (duas), em Alagoas (duas), em Minas Gerais (uma), no Paraná (uma) e em Rondônia (uma).
No Maranhão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está monitorando os casos suspeitos e há duas notificações em observação.
Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde informou, em boletim divulgado na noite desta segunda-feira (13), que registrou mais 10 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Com as novas notificações, o estado totaliza 58 casos suspeitos desde 30 de setembro. Três casos foram confirmados até o momento.
Maranhão
Diante desse cenário, embora no Maranhão não haja casos notificados, o Governo do Estado vem intensificando as ações preventivas para evitar que situações semelhantes aconteçam no estado.
A SES emitiu a Nota Técnica Conjunta nº 01/2025, reforçando as orientações de vigilância, prevenção e controle da intoxicação exógena por metanol.
O documento orienta gestores municipais, profissionais de saúde e órgãos de vigilância sanitária sobre os cuidados necessários para detectar precocemente possíveis casos e proteger a população.
A Vigilância Sanitária estadual, órgão da SES, determinou a ampliação das ações de fiscalização em bares, restaurantes, distribuidoras, mercados e eventos, bem como em plataformas de comércio eletrônico, para coibir a circulação de bebidas adulteradas.
O Instituto de Promoção de Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e Polícia Civil do Maranhão já realizaram operações de fiscalização preventiva em bares e restaurantes da Grande Ilha.
Canais de denúncias
PROCON MA: aplicativo VIVA PROCON ou site [url=http://www.procon.ma.gov.br]http://www.procon.ma.gov.br[/url]
Secretaria de Estado da Saúde (SES)
Ouvidoria do SUS: 0800-1600-160, (098) 3210-5057, (098) 3210-5058 ou ouvidoria@saude.ma.gov.br
A operação integra o trabalho preventivo e repressivo do Governo do Maranhão, garantindo a defesa da saúde pública e a proteção do consumidor.
O papa Leão XIV recebeu o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, nesta segunda-feira (13), no Palácio Apostólico do Vaticano. Em suas redes sociais, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que durante a audiência foram abordados temas como fé, justiça social e o combate à fome.
Em mensagem publicada na rede social X, o presidente brasileiro descreveu o encontro como “excelente” e destacou o diálogo com o Santo Padre sobre religião, fé, a realidade social do Brasil e os desafios contemporâneos do mundo.
Lula manifestou ao Pontífice seu reconhecimento pela Exortação Apostólica Dilexi Te, ressaltando a mensagem central do documento sobre a inseparabilidade entre fé e compromisso com os mais pobres. “Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu.
A visita do presidente à Itália integra sua agenda no Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que celebra este ano seu 80º aniversário. O evento está diretamente ligado à iniciativa Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada com apoio do Brasil.
Lula informou ter partilhado com o Papa as ações de seu governo na superação da insegurança alimentar: “Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.”
Convite à COP30 e expectativa de visita ao Brasil
Durante a audiência, o presidente convidou o Papa Leão XIV a participar da COP30, que será realizada em Belém, no Pará. O Pontífice explicou que, por conta das celebrações do Jubileu, não poderá comparecer pessoalmente, mas assegurou a presença de uma representação do Vaticano no evento.
O presidente brasileiro destacou, ainda, a alegria em saber da intenção do Santo Padre de visitar o Brasil em momento oportuno. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, afirmou. Lula recordou também as expressões de fé vividas recentemente no país, como o Círio de Nazaré e as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
O Banco Central (BC) informou, nesta semana, que ainda existem, nas instituições financeiras, R$ 10,46 bilhões em “recursos esquecidos” pelos clientes. O balanço considera valores contabilizados até agosto. São 48,4 milhões de pessoas que têm direito de acesso a este dinheiro.
De quem são os valores
Devolução
Até o momento, o Banco Central informou que já foram devolvidos R$ 11,74 bilhões em recursos que estavam esquecidos nas instituições financeiras.
Consulta
O sistema do BC permite a realizar de consultas, no caso de pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás em bancos ou outras instituições e em consórcios.
O prazo oficial para buscar os recursos teria, em tese, acabado em 16 de outubro de 2024. Entretanto, o Ministério da Fazenda informou que não há prazo para clientes resgatarem os valores nas instituições financeiras.
O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é Valores a receber – Banco Central
Via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.
Caso não tenha uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.
No caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Também é necessário preencher um termo de responsabilidade.
Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.
Pedido automático
Desde 27 de maio, o BC informou que é possível habilitar uma solicitação automática de resgate de valores a receber.
A novidade, segundo a instituição, é que a adesão ao novo serviço é facultativa
Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. As demais funcionalidades do sistema continuam iguais.
Tudo pronto para o Festival Ilha do Reggae, que será realizado neste sábado (22) e domingo (23), sempre a partir das 17h, na Arena Jamaica Brasileira, Passarela do Samba – Anel Viário, no Centro Histórico de São Luís (MA – Brasil).
A promoção é do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e participação da iniciativa privada.
O palco e toda a estrutura na Arena Jamaica Brasileira está concluído para a apresentação de artistas internacionais, nacionais e do Maranhão.
Subirão ao palco nomes como Burning Spears, Israel Vibration, KyMani Marley, Tribo de Jah, Edson Gomes, Planta & Raiz, entre muitos outros artistas consagrados.
Cada dia terá cerca de 30 atrações, com uma programação que une diferentes gerações e estilos que inclui música e dança.
O festival
A realização do festival é resultado de compromisso assumido, em agosto de 2024, em São Luís, entre o governador Carlos Brandão e o ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, a São Luís. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento entre Brasil e Jamaica, com foco no turismo sustentável e no fortalecimento do intercâmbio cultural entre as duas nações.
Para o gestor do Museu do Reggae (equipamento cultural do Governo do Maranhão), Ademar Danilo, o festival vai impactar a economia do estado, em especial a cadeia produtiva da cena regueira.
“O reggae é um fenômeno cultural presente no Maranhão e tem forte impacto na cultura, no turismo e em vários outros setores da economia maranhense e o festival vai dinamizar este setor”, afirma Ademar Danilo.
A programação do festival traz uma fusão entre artistas internacionais, grandes nomes do reggae nacional e os talentos maranhenses que sustentam a cena local com originalidade e paixão.
A apresentação do festival será com os produtores e DJs Ademar Danilo, Jorge Black e Marcos Vinicius.
Na programação tem, também, a apresentações de grupos de dança, de DJ’s, radiolas de reggae e a Feira Moda Reggae, Artesanato e Trancistas.
Programação
Sábado (22)
Dezarie, Israel Vibration, Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, Chris, Chirley Roots, Dread Silver, Orquestra Maranhense de Reggae, Amanda Black, Carlinhos Tijolada, Star Discos, Helena Mello, Léo Scartey, Raiz Tribal, Radiola Super Itamaraty, Núbia, Metralhas, Graci Roots, Radio Zion, Israel Vibration, Sherry & Sol, DJ Neturbo, Célia Sampaio, Natty Nayfson, Neto Myller, Valdeci Roots, Fellyna Roots, Wagner Roots e Banda Guetos.
Domingo (23)
Burning Spear, KYMani Marley, Edson Gomes, Maneva, Tribo de Jah, Equipe de Ouro, Nando Marley, Soraya Melo, Tássila de Paula, Resistência Reggae, Wagner Roots, Gil Mafra, Carlos Mafra, Filhos de Jah, Radiola Estrela do Som, Barba Branca, Emanuele Paz, Mulher Maravilha, Sandra Marley, Rose Bombom, Capital Roots, George Gomes, Sly Foxx, Honey Boy, Ronnie Green, Roberthanko, Natty Marcio, Dread Sandro, Chico do Reggae, Pedro Pedra, Norris Cole, Grupos de Dança: Ada Melo, Batan, Dayara Martins, Dennis Brown & Sílvia, Garotinho Beleza, Maria Antônia & Zé Luís, Negra Jane, Nilda Coelho e Antônio Dançarino, Rosane Saint Louis e GDAM.
O IAPE confirmou, nesta segunda-feira(17), os primeiros reforços para a temporada 2026. O clube, que terá um calendário cheio com Campeonato Maranhense, Copa do Brasil e Série D, o time traz nomes experientes, mas mantém o DNA de equipe formadora.
O atacante Mikeias, de 23 anos, está de volta ao Canário. O jogador defendeu o Maranhão Atlético em 2025, participando da campanha do título estadual e do acesso à Série C.
Em 2024, Mikeias já havia vestido a camisa do IAPE na Série B do Maranhense, onde disputou 4 jogos e 5 gols, quando o clube conseguiu o acesso à elite do futebol estadual
Outro nome confirmado é o zagueiro Dedé, de 31 anos, natural de São Luís que já está regularizado no BID da CBF.
Em 2025, Dedé atuou em 6 jogos pelo Tuntum na Série A do Maranhense; 4 jogos e 1 gol pelo Sampaio Corrêa na Série D; 8 jogos e 1 gol pelo Lago Verde na Série B do Maranhense.
O atacante Paulo Victor, um dos destaques do IAPE no estadual, também teve seu retorno confirmado. Em 2025, ele disputou 14 partidas e marcou 3 gols com a camisa do Canário.
Chamou a atenção do Sampaio Corrêa, que o levou por empréstimo para a disputa da Série D, onde atuou em 7 jogos.
Além das contratações, o IAPE reforça a filosofia de seguir valorizando a base. O Sub-20 vive um grande momento na Copa do Brasil.
Amanhã, o IAPE Sub-20 faz jogo decisivo pelas quartas de final da competição, no Castelão, contra o Novorizontino/SP.
Na primeira partida, empate em 1 a 1. Quem vencer avança; novo empate leva a disputa para os pênaltis. O clube segue trabalhando para confirmar os laudos necessários para receber torcida no estádio.
O time profissional ainda não definiu seu treinador para 2026. Walace Lemos é um dos nomes. O técnico comanda o Paracatu, terceiro colocado no hexagonal final da 2ª divisão do Campeonato Mineiro.
Se conquistar o acesso ao Módulo 2, a tendência é que po treinador permaneça em Minas Gerais, fazendo com que o IAPE busque novas opções no mercado.
A economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o segundo trimestre e acumula avanço de 2,5% no período de 12 meses. Especificamente na passagem de agosto para setembro, o comportamento foi estável, ou seja, variação nula.
Os dados, divulgados nesta semana, fazem parte do Monitor do Produtor Interno Bruto (PIB), estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A pesquisa faz estimativas sobre o comportamento do PIB, indicador do conjunto de todos os bens e serviços produzidos no país.
A informação entre trimestres e meses seguidos é dessazonalizada, isto é, foram excluídas variações sazonais, de forma que seja possível comparar períodos diferentes.
Em termos monetários, a FGV estima o PIB brasileiro, no acumulado até o terceiro trimestre, em R$ 9,370 trilhões.
Fatores
De acordo com a economista Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, o setor de serviços e o consumo das famílias, maiores componentes do PIB, ficaram estagnados, “e os outros componentes pouco contribuíram para um desempenho mais forte da economia”.
Ao analisar os dados interanuais – que apresentam menos volatilidade que os períodos imediatamente seguidos – a FGV constata que o consumo das famílias, que vinha crescendo anualmente praticamente acima de 3% desde 2021, apresentou visível desaceleração ao longo de 2025, registrando apenas 0,2% de expansão no terceiro trimestre, comparado ao mesmo período de 2024.
“Apesar do resultado levemente positivo, o consumo de bens apresentou desempenho negativo, tanto em duráveis, como em não duráveis. O consumo de serviços, apesar de positivo, desacelerou significativamente no último trimestre”, frisa o estudo.
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicador que mede a capacidade produtiva da economia, recuou 0,4% na comparação entre os terceiros trimestres de 2024 e 2025, muito impactado pelo comportamento fraco do setor de máquinas e equipamentos. É a primeira queda desde o trimestre móvel terminado em janeiro de 2023.
Já as exportações cresceram 7%, no mesmo intervalo de comparação interanual. É a maior alta desde o trimestre móvel encerrado em maio de 2024. Houve crescimento em todos os grupos de produtos exportados, com destaque para os da indústria extrativa, que contribuíram com cerca de 44% para o crescimento total das exportações.
Resultado oficial
O Monitor do PIB é um dos estudos que servem como termômetro da economia brasileira.
Outro levantamento é o índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-BR), divulgado na segunda-feira (17), que indicou recuos de 0,2% na passagem de agosto para setembro e de 0,9% no terceiro trimestre em comparação com o segundo trimestre. No acumulado de 12 meses, houve expansão de 3%.
O resultado oficial do PIB é apresentado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A próxima divulgação será referente ao terceiro trimestre de 2025, em 4 de dezembro.