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20/11/2021 - comunicacao

Nosso Centro: casarão da Rua da Palma será nova sede do Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu

O casarão 489, na Rua Palma, Centro Histórico de São Luís, está sendo reformado pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), para abrigar a nova sede do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).

Na quinta-feira (18), os técnicos da Secid e representantes do Movimento visitaram o prédio. Foram alinhadas adequações para abrigar as atividades do grupo e traçadas as diretrizes para dar uso sustentável ao empreendimento. De acordo com o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, a destinação do casarão para nova sede da MIQCB surge em um momento em que o Governo do Estado caminha para concluir uma série de ações que foram iniciadas no âmbito do Programa Nosso Centro.

“O movimento das quebradeiras é uma seguimento extrativista importante no estado, que está sendo integrado ao Centro Histórico de São Luís. É um anseio antigo da categoria que o governador Flávio Dino está efetivando. A nova sede será um espaço de discussão, de atividades culturais e de aprendizado continuado”, ressaltou.

A reforma do sobrado integra as ações do Programa Nosso Centro, é uma iniciativa que tem por objetivo garantir o desenvolvimento sustentável, a conservação e a valorização da história de São Luís. A execução do projeto de restauração é feita em parceria com a empresa Vale.

“É mais uma parceria da SAF com a Secid e desta vez, é no Centro Histórico de São Luís. A ideia é povoar a área central da cidade e permitir que o local seja efetivamente ocupado. Estamos aqui, atendendo um segmento de mulheres trabalhadoras, quebradeiras de coco que agora terão uma sede própria, que vai permitir a comercialização dos produtos e promover o fortalecimento da categoria”, enfatizou o titular da SAF, Rodrigo Lago.

Os trabalhos no sobrado 489, da Rua da Palma incluem a fundação do prédio e a limpeza para dar início à instalação da estrutura metálica da cobertura. As paredes de pedra e de blocos estão sendo recuperadas com técnicas de reboco. O imóvel está recebendo, ainda, serviços para garantir condições de segurança, conforto e acessibilidade.

A coordenadora do MIQCB, Maria Alaides, falou sobre a importância do Governo em valorizar e fortalecer o movimento. “Esta ação vai dar uma estrutura, uma estabilidade para as mulheres quebradeiras. Este local irá, no futuro, ser um lugar de apoio e um Centro de Capacitação e Renovação de Lideranças das quebradeiras de coco. Então, é uma iniciativa muito louvável do governador Flávio Dino”, ressaltou.

A restauração do casarão está sendo executada de forma sustentável, garantindo mais qualidade de vida para quem reside no entorno da obra. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 3,8 milhões. A obra gerou cerca de 50 empregos formais e informais. A entrega está prevista para dezembro deste ano

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10/11/2021 - comunicacao

Prazo para regularização de empresas do Simples Nacional encerra sexta-feira (12)

Termina nesta sexta-feira (12/11) o prazo concedido pela Secretaria da Fazenda para regularização de 3.545 empresas enquadradas no Regime Simples Nacional que foram notificadas pelo órgão fazendário por acumularem débitos de ICMS que totalizam R$ 110 milhões, evitando assim a exclusão do regime beneficiado e unificado de tributação do Simples, previsto na Lei Federal 123/06.

O prazo concedido pela SEFAZ foi de, aproximadamente, 50 dias para que as empresa tomassem as providências para pagar ou parcelar os débitos, uma vez que elas foram notificadas para regularização desde o dia 20 de setembro, segundo Alexandre Silva, gestor do Núcleo da SEFAZ (MA) das empresas do Simples Nacional.

Somente com o pagamento ou parcelamento dos débitos de ICMS até o dia 12 de novembro, as empresas do Simples podem evitar a exclusão do regime simplificado de tributos no ano de 2022, que implicaria na perda de inúmeros benefícios e reduções que o regime simplificado concede aos estabelecimentos, comerciais e industriais.

Segundo Alexandre Silva, gestor do Núcleo do Simples Nacional da SEFAZ (MA), com a Notificação das 3.545 empresas no dia 20/09/2021, foi encaminhado em conjunto, o Aviso com Termo de Exclusão ao Simples Nacional, em decorrência dos débitos do Imposto sobre operações de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), diretamente com o Estado do Maranhão.

O débito total das empresas do Simples, de mais de R$ 110 milhões, foi notificado por meio da expedição de aviso encaminhado pelo do Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) no aplicativo de autoatendimento (Sefaz.Net).

As empresas enquadradas no regime Simples Nacional têm uma apuração simplificada e favorecida dos tributos, mas podem perder esse benefício se possuem débitos com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal, além do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de acordo com o art. 17, inciso V da Lei Complementar Federal nº: 123/2006.

Além da exclusão do Simples Nacional, as empresas continuarão suspensas do cadastro de contribuintes do ICMS e os débitos serão inscritos em dívida ativa para execução judicial, além de envio para o cadastro restritivo do Serasa.

As empresas irregulares com a fazenda estadual não podem emitir certidões, nem participar de licitações e transacionar com órgãos públicos.

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10/11/2021 - comunicacao

Estudantes têm até 31 de dezembro para fazer renovação de contratos do Fies

Os estudantes que utilizam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até o dia 31 de dezembro deste ano para renovar os contratos semestrais, simplificados e não simplificados, do 1º e 2º semestres de 2021.

O prazo para atualização contratual no Fies foi prorrogado na última sexta-feira (5), pelo Ministério da Educação, devido à pandemia de covid-19. O processo deve ser feito pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFIES), que está disponível na página eletrônica do Ministério.

No caso do contrato não simplificado, quando há mudanças a serem realizadas no contrato, como mudança de fiador, o estudante deve levar a documentário comprovatório para finalizar a renovação. No simplificado, basta validar a renovação no sistema.

Segundo a pasta, os contratos do Fies são renovados semestralmente. O pedido é feito primeiramente pelas instituições de ensino. Depois, os estudantes validam as informações inseridas no SisFies pelas universidades.

O programa

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições particulares de educação superior. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, dividido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato.

 

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8/11/2021 - comunicacao

Sistema Italuis vai passar por manutenção; saiba mais detalhes

O Sistema Italuís necessita de manutenção na parte elétrica do sistema de captação. Os serviços terão início às 8h e previsão para conclusão às 18h do dia 11 (quinta-feira).

Neste dia haverá uma interrupção nos serviços de abastecimento de água em parte das regiões atendidas pelo sistema Italuís.

O fornecimento de água será restabelecido de forma gradual a partir da conclusão dos trabalhos. Enquanto isso, o abastecimento alternativo por carros pipa priorizará as regiões afetadas.

Confira a relação das zonas atingidas no site: www.caema.ma.gov.br

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4/11/2021 - comunicacao

Unicamp tem inscrições abertas até o dia 30 para quem pretende entrar na universidade pelo Enem

Caroline Oliveira / Rádio Brasil de Fato

04/11/2021

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28/10/2021 - Cleyanne Teixeira

Comércio pode funcionar no feriado do Dia de Finados

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), representante do setor empresarial, e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís, representante dos trabalhadores, informam que o comércio lojista de São Luís terá autorização para funcionar na próxima terça-feira, dia 02 de novembro, feriado nacional de Finados.

A decisão firmada entre a Fecomércio e o Sindcomerciários permite que estabelecimentos comerciais de ruas, avenidas, galerias e centros comerciais possam abrir as portas nesse dia, das 08h às 18h. As lojas situadas em Shopping Centers poderão funcionar das 10h às 22h.

As empresas que optarem pelo funcionamento deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, uma vez que o trabalho na data é considerado extraordinário, por se tratar de feriado. Deverá ser paga, também, uma gratificação no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) aos empregados convocados para o trabalho. As entidades sindicais lembram, ainda, que as horas trabalhadas nesse feriado não podem ser compensadas com folgas.

Os lojistas que desejarem abrir as portas no dia 02 de novembro deverão enviar, com antecedência, a lista dos empregados convocados para o trabalho ao conhecimento do Sindcomerciários, por meio do e-mail atendimento@sindcomerciarios-ma.com.br. Além disso, os comerciantes devem recolher o valor de R$ 10,00 para a entidade que representa os empregados do comércio.

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20/10/2021 - comunicacao

Divulgadas propostas selecionadas para a Etapa 1 do Edital de Incubação de Startups

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), divulgaram a relação de propostas avaliadas na Etapa 1: Incubação do Edital N°019/2021 – INCUBAÇÃO DE STARTUPS.

Foram recomendadas 26 propostas, a data limite para interpor recurso será no dia 21 de outubro. A divulgação do resultado final da Etapa 1 deve ser divulgada no dia 25 de outubro. O resultado pode ser conferido nos sites www.secti.ma.gov.br e www.fapema.br/edital.

Sobre o Edital de Startups 2021/2022
O programa é dividido em três etapas: etapa 0, 1 e 2. Na etapa 0 foram selecionadas cerca de cem equipes que participaram de maratonas de trabalho buscando a validação rápida de negócios, oportunizando conhecimento.

Após essa primeira fase, as empresas selecionadas seguem para a etapa 1, a de incubação. Foram selecionadas 26 empresas que participaram, dentre outras atividades, de mentorias, workshops, para ajudar no crescimento e avanço para terceira fase. Na fase seguinte serão selecionadas 16 equipes, será o momento da pré-aceleração, que será focada no produto e vendas.

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14/10/2021 - comunicacao

Processo seletivo vai contratar quase mil profissionais para o Hospital da Ilha

O Governo do Estado está selecionando profissionais de nível médio, técnico e superior para o Hospital da Ilha, em São Luís. As inscrições, que são gratuitas, tiveram início ao meio-dia desta quinta-feira (14) e finalizam às 23h59 de segunda-feira (18).

O edital está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em www.saude.ma.gov.br ou em https://seletivohospitaldailha.saude.ma.gov.br.

O Processo Seletivo Simplificado nº 15/2021 tem a finalidade de contratação temporária e cadastro de reserva de profissionais. No total, estão sendo ofertadas 984 vagas. Os salários variam de R$ R$ 1.100,00 a R$ R$ 7.649,00.

A seleção é destinada ao preenchimento de vagas em 44 cargos, como assistente administrativo, assistente social, agente de portaria, auxiliar de farmácia, bombeiro civil, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, entre outros.

O candidato somente poderá realizar uma única inscrição, não sendo possível inscrever-se para duas ou mais funções. O processo seletivo terá validade de um ano. O resultado final e convocação para contratação imediata serão divulgados no dia 20 de outubro. O início das atividades do Hospital da Ilha está previsto para o dia 14 de dezembro de 2021.

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7/10/2021 - comunicacao

Governo do Maranhão divulga curso de capacitação do Programa Agente Jovem Ambiental

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e da Escola Ambiental do Estado do Maranhão, divulgou, nesta terça-feira (05), o curso de capacitação do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). O prazo para conclusão dos módulos vai até o dia 15 de outubro. Clique aqui para acessar o curso, que possui carga horária de 20h.

O programa de formação dos Agentes Jovens Ambientais visa capacitá-los no que tange às políticas de desenvolvimento sustentável e demais ações relacionadas à educação ambiental, bem como contribuir para a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses e incentivar a participação dos jovens em suas comunidades, buscando conscientizar a população local da importância da união em torno de ações que resguardem a sustentabilidade ambiental.

Os jovens, após o curso de formação, atuarão em ações socioambientais em suas localidades, cumprindo carga horária de 10 horas semanais. Como forma de incentivo, os selecionados recebem, dentro do Programa, um auxílio financeiro mensal no valor de duzentos e cinquenta reais (R$ 250,00), durante doze meses.

Sobre o AJA

O AJA é executado pela SEMA, sob coordenação da Escola Ambiental do Estado do Maranhão, e selecionou dois mil jovens, entre 16 e 21 anos, com o objetivo de promover a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses por meio do estímulo à participação em projetos socioambientais sustentáveis.

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4/10/2021 - comunicacao

Detran prorroga inscrições para curso on-line de mototaxista e motofretista até 11 outubro

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) prorrogou, até 11 de outubro, as inscrições para o curso on-line oferecido para motociclistas que desejam se capacitar para exercer a profissão de motofretista e mototaxista. A iniciativa faz parte do programa “Detran-MA com o Povo, Construindo um Caminho Novo”, que, entre outras ações, promove curso de capacitação e também vem incrementado a atuação do órgão no interior do estado.

O curso on-line de mototaxista e motofretista tem a duração de 30 horas, e oferece certificação junto ao Registro de Nacional de Carteiras de Habilitação. Um dos critérios para participar é ter pelo menos dois anos de habilitação na categoria “A”. Ao final do curso, além do certificado de conclusão, o motociclista receberá um capacete e um colete de segurança.

As inscrições são feitas no link https://sites.google.com/view/cursoscett/projeto-detran-com-o-povo-inscri%C3%A7%C3%B5es-gratuitas.

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Pagamento e parcelamento do ICMS 2025 é prorrogado até o dia 31 de julho

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), prorrogou até 31 de julho o prazo de adesão ao Programa de Pagamento e Parcelamento de Créditos Tributários relacionados ao ICM e ao ICMS (REFIS). Mais de 1.300 contribuintes já aderiram ao REFIS 2025, recuperando aos cofres públicos mais de R$ 15,3 milhões.

O Programa alcança débitos de ICMS com fatos geradores até 31 de dezembro de 2024, oferecendo condições facilitadas para pagamento à vista ou parcelado. As reduções em multas e juros variam de 50% a 85% para pagamentos parcelados e chegam a 95% para quitação à vista.

Os débitos alcançados pelo Programa de Pagamento e Parcelamento de Débitos de ICMS são aqueles constituídos ou não, inscritos ou não em Dívida Ativa, espontaneamente denunciados pelo contribuinte, em discussão administrativa ou judicial. Também estão alcançados os débitos das multas por omissão, ou entrega em atraso das declarações DIEF e EFD, para pagamento à vista com redução de 90% do valor.

Além da redução das multas, juros e demais acréscimos legais, para pagamento integral e à vista, foram estabelecidas reduções escalonadas das multas e juros para os parcelamentos, conforme prevê a MP.

Para quem já possui parcelamento em curso, é possível aderir ao novo programa mediante a formalização de pedido de cancelamento do acordo anterior. No entanto, só podem ser cancelados os parcelamentos vigentes que foram formalizados sem reduções de multa e juros estabelecidas em REFIS anteriores, conforme disposto na Medida Provisória nº 489/2025.

A solicitação de cancelamento de parcelamentos vigente, para posterior solicitação de novo parcelamento com as regras do benefício previstas no atual REFIS, deve ser formalizada pelo contribuinte através de requerimento específico, assinado digitalmente, ou ainda com firma reconhecida em cartório, ou assinado e acompanhado de documento pessoal com assinatura idêntica, disponível no site da Sefaz

O prazo para adesão ao benefício é até o dia 31 de julho de 2025. A regularização pode ser feita pelo site da Secretaria de Fazenda, seja à vista ou parcelado, por meio do sistema de autoatendimento, SefazNet.

Condições do programa variam de acordo com a forma de pagamento

• Pagamento à vista: redução de até 95% em multas e juros;
• Parcelamento em até 12 vezes: desconto de 85%;
• Parcelamento de 13 a 36 vezes: desconto de 75%;
• Parcelamento de 37 a 60 vezes: desconto de 60%;
• Parcelamento de 61 a 120 vezes: desconto de 50%.

 

Inscrições para o Concurso Nacional Unificado iniciam nesta quarta-feira (2); veja cronograma

As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) começam nesta quarta-feira (2) e seguem até o dia 20 deste mês. A informação é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A taxa de inscrição única, de R$ 70, deverá ser paga até o dia 21 de julho. O edital foi publicado na segunda-feira (30).

O CNU terá 3.642 vagas distribuídas em 32 órgãos públicos. Desse total, 2.480 são vagas imediatas e 1.172 para provimento a curto prazo.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. O objetivo é garantir a acessibilidade e reduzir custos para os candidatos.

Para os habilitados, será aplicada uma prova discursiva no dia 7 de dezembro. A primeira lista de classificados deve ser divulgada no dia 30 de janeiro de 2026.

A Fundação Getúlio Vargas é a instituição responsável pela organização do concurso.

Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos, que organizam os cargos por áreas de atuação semelhantes. O modelo – já adotado na edição anterior do concurso – permite que os candidatos concorram a diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com uma única inscrição.

No momento em que fizer sua inscrição, o participante poderá definir sua lista de preferência, de acordo com interesses profissionais, formação acadêmica e experiência.

Cotas

Entre as novidades anunciadas pelo governo, estão as destinações de cotas. As vagas estão assim divididas: 65% para ampla concorrência, 25% para pessoas negras, 3% para indígenas e 2% para quilombolas e 5% para pessoas com deficiência

Outra novidade é que haverá equiparação entre gêneros quando houver chamada para a segunda fase. Como para a nova etapa, são convocados nove vezes o número de vagas, em todas as circunstâncias, serão chamados para a prova seguinte o mesmo número de homens e de mulheres. A regra funciona tanto para ampla concorrência como para as vagas destinadas às cotas.

A ministra Esther Dweck exemplificou o seguinte: em um hipotético cargo com 20 vagas, seriam chamadas 117 pessoas para ampla concorrência. “Se forem 65 homens e 52 mulheres, serão convocadas 13 mulheres a mais para a prova discursiva”, afirmou. Ao final, são preenchidas as vagas dos mais bem colocados.

Segurança

Em relação à segurança no concurso, os candidatos terão código de barra para identificação individual. Outra medida que será mantida é o registro de uma frase escrita de próprio punho pelo candidato no momento da prova.

Na próxima edição do concurso, farão parte também do processo de segurança do certame a Agência Brasileira de Inteligência e o Ministério de Justiça e de Segurança Pública. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) assumirá a responsabilidade pela execução e gestão do processo.

Cronograma do CNU 2025

  • Inscrições: de 2 a 20/07/2025
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 8/07/2025
  • Prova objetiva: 05/10/25, das 13h às 18h
  • Convocação para prova discursiva: 12/11/25
  • Convocação – confirmação de cotas e PcD: 12/11/25
  • Envio de títulos: 13 a 19/11/25
  • Procedimentos de confirmação de cotas: 8/12 a 17/12/25
  • Prova discursiva para habilitados na 1ª fase: 7/12/25
  • Previsão de divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026

 

 

 

 

Consulta aos locais de prova do Vestibular ProfiTec UEMA 2025 já está disponível

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, na segunda-feira (30), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Vestibular ProfiTec 2025. O documento está disponível na plataforma [url=https://sigconcursos.uema.br]https://sigconcursos.uema.br[/url] e pode ser acessado por meio do login e senha cadastrados pelo candidato no ato da inscrição.

No cartão, os candidatos podem conferir informações como o local de prova, número de inscrição e demais orientações para o dia do exame, que será aplicado no dia 6 de julho (domingo), das 13h às 18h.

A prova será presencial, composta por 44 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, abordando conteúdos do Ensino Médio.

O Vestibular ProfiTec UEMA 2025 oferta 400 vagas gratuitas em nove cursos superiores de tecnologia, com aulas presenciais apenas aos finais de semana, duração mais curta e diploma universitário reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O que é ProfiTec

O Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec) é um programa especial criado pela UEMA para oportunizar o acesso à educação superior no Maranhão em áreas com alta demanda por profissionais qualificados, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico estadual.

Veja mais informações sobre o Profitec

Cursos do ProfiTec 2025
Agrocomputação – município de Balsas
Agroindústria (novo curso) – Balsas
Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Coroatá
Design de Interiores – Santa Inês
Estética e Cosmética (novo curso) – Caxias e Itapecuru-Mirim
Geoprocessamento – Barra do Corda
Gestão da Qualidade – Bacabal
Mídias Sociais Digitais (novo curso) – Presidente Dutra
Redes de Computadores – Zé Doca