Nesta segunda-feira (30), começa a aplicação das provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) para alunos das escolas públicas da rede de ensino estadual e municipais. As provas serão realizadas até quinta-feira (2) e tem como objetivo medir o nível de aprendizagem dos estudantes das redes públicas do Maranhão, visando criar soluções estratégicas para que a educação no estado evolua.
A prova será organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e seguirá um cronograma específico: no dia 30 de agosto (segunda-feira) serão avaliados os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em 2.246 escolas; no dia 31 de agosto (terça-feira) será a vez dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de 2.568 unidades de ensino, e da 3ª série do Ensino Médio matriculados em 737 escolas da rede estadual; no dia 1º de setembro, os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 2.100 escolas farão as provas na disciplina de Língua Portuguesa; esses mesmos alunos fecham a série de avaliações no dia 2 de setembro, com a aplicação das provas de Matemática.
Em 2021, aproximadamente 325 mil estudantes foram convocados para fazerem as provas do Seama. Deste total, 87,5 mil são da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. 238 mil são alunos das redes municipais. As provas serão de Língua Portuguesa e Matemática, com foco em interpretação de textos e na resolução de problemas, e a aplicação terá 2 horas de duração. Os estudantes do Ensino Fundamental responderão uma prova de 44 questões, sendo 22 para a disciplina Língua Portuguesa e outras 22 para Matemática. Os estudantes do Ensino Médio responderão 52 questões, metade de Língua Portuguesa e outra metade de Matemática.
Texto: Weslley Maranhão
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as estimativas da população residente nos municípios brasileiros. De acordo com a pesquisa, o Maranhão ocupa a 12ª posição de popularidade no país, com 7.153.262 habitantes. Entre as capitais, São Luís está em 13º com 1.115.931 e na composição das regiões metropolitanas, a Grande São Luís está em 19º com 1.656.503 residentes.
A capital maranhense fica atrás de cidades como: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife. Goiânia, Belém e Porto Alegre. Mas está a frente de cidades como: Maceió, Campo Grande, Natal e Teresina.

Em relação o ranking das regiões metropolitanas, a Grande São Luís (composta por Alcântara, Axixá, Bacabeira, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Paço do Lumiar, Presidente Juscelino, Raposa, Rosário, Santa Rita, São José de Ribamar e São Luís), cai um pouco na lista, terminando a classificação em 19º.

As estimativas populacionais municipais divulgadas anualmente são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.
A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (Proen/UFMA) divulgou nessa quinta-feira (26) o Edital do Processo Seletivo da Lista de Espera para preenchimento das vagas não ocupadas no Sistema de Seleção Unificada, referente ao semestre 2021.2.
Para participar da Lista de Espera, o estudante deve inicialmente ter manifestado o interesse pelas vagas no site do SISU, que foi até o dia 16 de agosto. Agora, o candidato deve confirmar o interesse pela vaga na Lista de Espera no site da UFMA, entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro.
A convocação para matrícula da 1ª Lista de Espera será no dia 3 de setembro, na página do Proen. O resultado parcial da 1ª Lista de Espera será publicado no dia 17 de setembro e o resultado final, após as retificações, no dia 29 de setembro, que também será divulgado no site da UFMA. Já a confirmação da matrícula da 1ª Lista de Espera ocorrerá entre os dias 4 e 8 de outubro.
Ao todo, segundo a UFMA, serão realizadas duas chamadas para a Lista de Espera referente ao 2º semestre do SISU 2021.2.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferecerá 240 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que serão ofertados pela nova Unidade Vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – o IEMA Gastronomia, que será inaugurado em breve, em São Luís. As inscrições devem ser realizadas no endereço: web.iema.ma.gov.br/iema_gastronomia, localizado no site da Seduc, a partir das 8h desta quinta-feira (26) até às 23h do dia 29 de agosto de 2021. Podem se inscrever candidatos oriundos de escolas públicas, bem como de instituições privadas, comunitárias, confessionais e filantrópicas, mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
No ato da inscrição, os interessados em concorrer às vagas deverão informar dados solicitados no Formulário Eletrônico de Inscrição, assim como anexar cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O objetivo do Governo do Estado é qualificar jovens e adultos maranhenses e atender às demandas existentes de formação profissional nos Eixos Tecnológicos, Turismo, Hospitalidade e Lazer e Produção Alimentícia, tendo em vista a inserção no mercado de trabalho.
O preenchimento das vagas previstas se dará por ordem de inscrição, que obedecerá às especificações constantes no edital. As vagas ofertadas pelo IEMA Gastronomia estão distribuídas nos seguintes cursos: 80 vagas para o curso em Gastronomia Básica, 80 vagas para cursos em Garçom, 40 vagas para o curso em Cozinheiro Industrial e 40 vagas para o curso em Confeitaria.
A divulgação do resultado parcial está prevista para 30 de agosto e o resultado final para o dia 1º de setembro. A confirmação da matrícula deverá ser realizada de forma presencial, nos dias 2 e 3 de setembro, das 9h às 11h30; e das 14h às 17h, no IEMA Idiomas, localizado na Rua Portugal, nº 199, Praia Grande.
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realiza, no dia 19 de setembro, o passeio ciclístico que marca a abertura da Semana Nacional de Trânsito 2021 no Maranhão e acontecerá de 18 a 25 de setembro em todo o país, com o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Militar e PRF são parceiras do Detran-MA na realização do evento esportivo, que ocorrerá às 7h, na Avenida Litorânea, em São Luís.
As inscrições para o passeio ciclístico começam nesta quarta-feira (25) e se estendem até 5 de setembro ou até esgotarem as vagas. Devem ser feitas no site www.centraldacorrida.com.br mediante doação de 3 kg de alimentos não perecíveis, que devem ser entregues no dia do passeio à organização para recebimento da camisa do evento. Os alimentos serão doados para famílias em condições de vulnerabilidade social, por meio de entidades sociais.
Atenção músicos e compositores que moram em São Luís! Serão encerradas nesta sexta-feira (27) as inscrições para o Ilha Bela Festival, concurso cultural lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) que vai premiar 10 canções autorais e inéditas que tenham como tema a cidade de São Luís.
O Ilha Bela Festival vai premiar canções que celebrem as belezas e encantos da capital maranhense, que no próximo dia 8 de setembro completa 409 anos de história.
Podem participar qualquer pessoa física, maior de 14 anos, que mantenha residência ou domicílio no município de São Luís do Maranhão. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente via e-mail no endereço ilhabelafestival@secma.ma.gov.br. Os compositores selecionados receberam prêmios em dinheiro que vão de R$ 1.000,00 até R$ 10.000,00, distribuídos da seguinte forma:
1º lugar: R$ 10.000,00.
2º lugar: R$ 7.000,00
3º lugar: R$ 5.000,00
4º ao 10º lugar: R$ 1.000,00
No site da Secma (cultura.ma.gov.br) é possível conferir a íntegra do edital Ilha Bela Festival, baixar o Formulário de Inscrição e o modelo de declaração de ineditismo da composição.
Acesse o hotsite preparado pela MOB. Clique no Link: https://auxilio.mob.ma.gov.br/
23/8/2021
Acesse o link: https://dosepremiada.ma.gov.br/page2.php
A Escola de Governo do Maranhão (EGMA) informa que estão abertas as inscrições para a primeira turma inteiramente à distância do Programa de Certificação em Gestão Pública. As inscrições podem ser realizadas através do portal (egma.gov.ma.br) até 27 de agosto. O curso é direcionado aos servidores públicos efetivos ou comissionados dos 217 municípios maranhenses. Ao todo são disponibilizadas 60 vagas e as aulas serão transmitidas por meio da plataforma EGMA Virtual.
Os interessados deverão preencher o formulário de Inscrição disponibilizado no endereço institucional da EGMA, anexando as cópias digitalizadas dos documentos exigidos em formato PDF.
Para participar do processo seletivo é necessário que o candidato seja servidor público estadual graduado em nível superior e, preferencialmente, desempenhe atividades de assessoramento e direção das secretarias e órgãos da administração pública direta ou indireta do Poder Executivo Estadual. Deverá, ainda, apresentar o termo de liberação do gestor responsável pelo setor em que o servidor atua.
Acesse o link para o formulário de inscrição: https://egma.ma.gov.br/inscricao-certificacao-gestao-publica/
Estão abertas as inscrições para as capacitações do Programa Trabalho Jovem, no âmbito do eixo cooperação estratégica, no Polo Pinheiro. Os cursos serão realizados entre os dias 1 e 2 de setembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no município de Pinheiro.
As capacitações oferecem assessoria gratuita a polos de comércio, pequenos empreendimentos e, também, à população de baixa renda – todos localizados no Polo de Pinheiro.
Inscrições abertas para as seguintes temáticas:
– Marketing em vendas: aprenda a promover seu negócio (01/09, 8h30 ou 14h);
– Finanças e preço ideal: aprenda a calcular o valor do seu produto para obter mais lucro (01/09, 8h30 ou 14h);
– Redes sociais: como vender mais através das redes sociais? (02/09, 8h30 ou 14h);
– Atendimento de sucesso para potencializar suas vendas (02/09, 8h30 ou 14h).
Para se inscrever, clique aqui.
A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das três esquipes maranhenses que ainda estão nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.
Trem-AP X Sampaio Corrêa (Timbira FM transmite)
A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-MA, neste sábado (27). A partida inicia, às 15h30, no estádio Augusto Antunes, na cidade de Santana, no estado do Amapá.
A transmissão esportiva da Timbira FM e TV Timbira começa às 15h e prossegue até às 18h.
É o segundo jogo do mata-mata da segunda fase do Brasileirão 2026 – Série D.
No primeiro jogo do mata-mata, o Sampaio Corrêa perdeu, em casa, por 2 a 0 para o Trem-AP, no dia 7 deste mês, estádio Castelão, em São Luís.
Equipe da Timbira para este jogo
– Narração: Roberto Ramos
– Comentários: Edivan Fonseca
– Reportagens: Noel Soares
– Plantão: Christyan França
– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim
Maracanã-CE X Imperatriz (Timbira FM acompanha)
A Rádio Timbira FM acompanha o jogo Imperatriz X Maracanã-CE, que acontece neste sábado (27), às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.
É o segundo jogo do mata-mata da segunda fase do Brasileirão 2026 – Série D.
No primeiro jogo do mata-mata, o Imperatriz empatou, em 1 a 1, com a equipe do Maracanã-CE, no dia 6, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.
Ituano-SP X MAC (Timbira FM transmite)
A Timbira FM transmite o jogo Maranhã Atlético Clube (MAC) X Ituano-SP, que será realizado, neste domingo (28), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo.
A transmissão esportiva da Timbira FM começa às 20h e segue até às 22h45.
O jogo é pela primeira fase do Brasileirão 2026 – Série C com a participação de 20 equipe que jogam entre si, em partidas de ia e volta.
O MAC chegou a cinco jogos consecutivos sem vitória na competição. Está na 16ª colocação com 13 pontos, cada vez mais distante do grupo dos 8 classificados para a segunda fase da competição.
Equipe da Timbira FM para este jogo
Narração: Sólon Vieira
Comentários: Edivan Fonseca
Reportagens: Natalhi Ribeiro
Plantão: Edivan Fonseca
Coordenador de Esportes: Daniel Amorim
Como acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira
Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas
As instalações para recarga de veículos elétricos no Maranhão vão seguir diretrizes definidas pela Norma Técnica NT 49/2026, emitida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).
O documento, apresentado nesta semana, em cerimônia na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), traz regras específicas para implantação e prevenção a riscos nestes sistemas.
A norma estabelece critérios técnicos para a instalação e operação das estações de recarga, trazendo mais segurança jurídica para empreendimentos e maior proteção para a população.
A Norma Técnica determina a presença de pontos de desligamento de emergência próximos às estações de recarga, a definição dos modos de carregamento permitidos em ambientes internos e externos. Proibição de instalação em rotas de fuga (saídas de emergência) e subsolo de edificações, além da obrigatoriedade de projetos executados por profissionais habilitados são outras exigências da norma.
As medidas pretendem aumentar a segurança de usuários, edificações e equipamentos diante da expansão da mobilidade elétrica no Maranhão.
A iniciativa acompanha o crescimento da mobilidade elétrica no estado e regulamenta as condições de segurança contra incêndio e pânico em edificações e áreas que possuam Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE).
Paralelamente, é um marco para a infraestrutura de recarga de veículos elétricos no estado, assegurando a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente.
A implantação das estações deverá ser realizada por profissionais habilitados, com emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou TRT (Termo de Responsabilidade Técnica), além da apresentação do laudo de comissionamento.
O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, reforçou que a regulamentação estabelece critérios técnicos fundamentais para a mitigação de riscos. “A norma define parâmetros indispensáveis para a implementação segura desses sistemas, garantindo maior proteção à população”, afirmou.
Legislação e segurança
A nova regulamentação estabelece requisitos para garagens de condomínios residenciais e shoppings, concessionárias, oficinas e demais locais equipados com estações de recarga. A norma possui caráter recomendatório para residências unifamiliares, pequenas ocupações mistas e estações localizadas em áreas de acesso público. A exceção são veículos de micromobilidade, como bicicletas e patinetes elétricos.
Entre os principais pontos do documento está a definição dos modos de carregamento. Em ambientes internos, somente serão admitidos os modos 3 e 4, considerados mais seguros para esse tipo de instalação. Já em áreas externas, poderão ser utilizados todos os modos de carregamento, do 1 ao 4, sendo os espaços externos considerados preferenciais para a implantação das estações.
A norma também estabelece medidas rigorosas de proteção elétrica. Todas as estações de recarga devem contar com pontos de desligamento manual posicionados a uma distância máxima de cinco metros dos equipamentos, além de dispositivos instalados junto ao quadro principal de energia da edificação. Estas instalações precisam seguir normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), incluindo circuitos exclusivos e dispositivos de proteção contra sobrecorrentes, choques elétricos e surtos de tensão.
Outro aspecto é a obrigatoriedade da sinalização adequada dos pontos de desligamento, por meio de placas fotoluminescentes. A norma proíbe a instalação das estações em rotas de fuga, como edificações com apenas uma saída de emergência. Neste caso, deve-se manter afastamento mínimo de cinco metros, entre a estação de recarga e a rota de evacuação.
Para imóveis de maior porte – com área superior a 750 metros quadrados ou altura acima de 12 metros – serão exigidas medidas adicionais de segurança, como sistemas de detecção e alarme de incêndio, chuveiros automáticos do tipo ESFR (sprinklers de acionameno rápido e automático) e sistemas de controle de fumaça.
A Timbira FM transmite o São João do Maranhão 2026, nesta sexta (26) e sábado (27) a partir de um estúdio avançado montado no Arraial do Ipem.
O São João do Maranhão, promovido pelo Governo do Maranhão e parceiros, está acontecendo em diversos arraiais, na Grande Ilha e no Maranhão. Toda a programação, localização e infraestrutura dos arraiais estão na plataforma www.saojoao.ma.gov.br que, também, está disponível para baixar no celular, nos sistemas operacionais Android e IOS.
O Arraial do Ipem inicia às 17h30, com atrações em um palco principal, um palco alternativo e no Barracão do Forró.
Transmissão da Timbira FM
A apresentação no Estúdio Avançado Timbira FM é do jornalista Edvaldo Oliveira, com reportagens de Daniel Amorim e Natalhi Ribeiro e produção de Denny Silva.
A equipe técnica, coordenada por Antônio Carlos Castro Silva, é formada por vários profissionais especialista.
Bumba Meu São João
Um dos arraiais de destaque é Bumba Meu São João, que funciona na Arena Castelão, um espaço na área externa do estádio Castelão, em São Luís.
Neste fim de semana tem shows no domingo (28), prometendo ser o destino certo para quem busca celebrar a tradição junina com grandes espetáculos.
Programação no Bumba Meu São João
Domingo (29)
Arraiais na Grande Ilha