O governo federal anunciou, na última terça-feira (14), a criação de uma bolsa mensal de R$ 1.050 para estudantes de graduação em licenciatura. Batizada de Pé de Meia Licenciaturas, a iniciativa faz parte do Programa Mais Professores e tem como objetivo estimular a formação e permanência de futuros professores na carreira docente. O anúncio foi realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante cerimônia no Palácio do Planalto.
Como funciona a bolsa
Do valor total da bolsa, os estudantes poderão sacar até R$ 700 mensalmente, enquanto os R$ 350 restantes serão depositados em uma poupança. Esse montante poderá ser acessado após o recém-formado ingressar em uma rede pública de ensino, com prazo de até cinco anos após a conclusão do curso.
Para concorrer ao benefício, os estudantes devem atingir uma pontuação mínima de 650 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressar em um curso de licenciatura reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão oferecidas 12 mil vagas na primeira etapa, com pagamentos previstos para começar em abril de 2025.
“O objetivo é atrair, estimular e manter os estudantes na licenciatura”, afirmou Camilo Santana. O ministro destacou ainda que a medida visa reverter o cenário de evasão nos cursos de formação docente. Segundo dados apresentados, no último Enem, 19 mil estudantes com pontuação acima de 650 escolheram licenciaturas, mas apenas 5 mil se matricularam, sendo que metade desiste ao longo do curso.
Apoio a professores em atuação
O programa também contempla os docentes em atividade com a criação da Bolsa Mais Professores, que oferecerá um adicional de R$ 2,1 mil aos professores da educação básica em regiões com déficit de profissionais. Além da bolsa, os beneficiários poderão cursar uma pós-graduação lato sensu focada em docência.
“O professor que atua nas periferias enfrenta desafios imensos, desde as condições de transporte até a violência nas escolas”, destacou o presidente Lula. “Precisamos valorizar e proteger esses profissionais, que desempenham um papel essencial na formação da sociedade”, acrescentou.
A seleção para a Bolsa Mais Professores será organizada por edital, com início previsto para o segundo semestre de 2025.
Prova Nacional Docente
Outra novidade é a criação da Prova Nacional Docente (PND), que será aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova poderá ser utilizada por estados e municípios como substituta dos concursos públicos tradicionais, facilitando a seleção de professores para redes públicas. A primeira edição da PND está prevista para novembro.
Benefícios adicionais para docentes
O programa também prevê descontos em hotéis para professores da rede pública, em parceria com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH). Os detalhes sobre os valores e condições dos descontos ainda serão divulgados.
Para mais informações, o Ministério da Educação disponibilizou uma página dedicada ao Programa Mais Professores em seu site oficial.
O concurso 2.815 da Mega-Sena promete movimentar apostadores em todo o país com o prêmio acumulado de R$ 34 milhões, que será sorteado nesta terça-feira (14). As seis dezenas serão anunciadas a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Caixa no YouTube.
As apostas podem ser feitas até as 19h, tanto em casas lotéricas quanto pela internet. O valor mínimo da aposta, que inclui seis dezenas, é de R$ 5. Já para quem quiser aumentar as chances de ganhar, é possível marcar até 15 números, mas o valor do bilhete pode ultrapassar os R$ 22 mil.
Chances de ganhar
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a probabilidade de acertar as seis dezenas com uma aposta simples (seis números) é de 1 em 50.063.860. Já quem aposta no limite máximo de 15 números tem uma chance bem maior, de 1 em 10.003, porém o custo da aposta sobe consideravelmente.
Como apostar online
Além das lotéricas, as apostas podem ser feitas no site oficial das Loterias Caixa ou no aplicativo disponível para Android e iOS. Para isso, é necessário ser maior de 18 anos e cadastrar-se com CPF.
Prêmio milionário
Caso apenas um ganhador leve o prêmio principal e decida aplicar o valor na poupança, o rendimento mensal será de aproximadamente R$ 220 mil, segundo estimativas da Caixa.
O sorteio desta terça-feira marca mais uma oportunidade para quem sonha em mudar de vida com um grande prêmio. As apostas seguem abertas e, para participar, é necessário ficar atento ao prazo de encerramento.
O maranhense Danilo Batista, de 35 anos, alcançou um feito notável: ele está entre os 12 candidatos no Brasil que tiraram nota mil na redação do Enem 2024, segundo dados divulgados pelo Inep nesta segunda-feira (13). Escritor independente e formado em Odontologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Danilo agora pretende realizar um sonho antigo: ingressar no curso de Medicina.
“Todo estudante sonha com a nota mil. A gente espera com fé, mas sempre acha que vai cometer algum erro. Quando vi minha nota, acordei minha esposa e falei: ‘Tirei mil na redação!’ Foi uma alegria imensa”, revelou o escritor.
Danilo destacou a importância do planejamento e da rotina de estudos como elementos fundamentais para o desempenho no Enem. “Na redação, o segredo é o treino. Fazer uma redação por semana, simulando as condições do exame, é essencial. É importante praticar dentro do tempo estipulado para a prova e nunca escrever sem estratégia ao longo do ano”, orientou.
O desempenho dos maranhenses no Enem 2024 também chamou atenção. No estado, 87 redações alcançaram notas entre 980 e 1000, sendo que apenas sete delas foram de estudantes da rede pública. A conquista de Danilo reforça o potencial dos candidatos locais no exame.
O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, oferecendo acesso a universidades públicas e privadas, além de programas de financiamento e bolsas. No Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) anunciou a oferta de 5.914 vagas para os cursos de graduação presencial em 2025.
Além de sua formação em Odontologia, Danilo é escritor independente, com obras que refletem sua paixão pela literatura e pela educação. Sua nota máxima na redação é resultado de anos de dedicação e busca por excelência. Agora, ele se prepara para usar essa conquista como impulso para realizar um sonho maior: tornar-se médico.
“Vejo na nota mil uma oportunidade de finalmente alcançar esse objetivo. A nota não é só um número, mas uma porta aberta para o futuro que eu sempre quis”, concluiu.
A UFMA distribuirá suas 5.914 vagas pelos câmpus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís. Dessas, 2.796 vagas são para ampla concorrência e 3.118 estão destinadas às cotas previstas pela legislação federal.
Danilo Batista é um exemplo de que planejamento, dedicação e sonhos podem transformar vidas. Sua jornada inspira estudantes em todo o Maranhão e no Brasil a persistirem em seus objetivos.
O governador Carlos Brandão anunciou nesta segunda-feira (13) mais três atrações de peso para o Carnaval do Maranhão 2025. Os artistas Nattan, Xand Avião e Jonas Esticado estão confirmados para se apresentar nos dias 2 e 3 de março no Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís.
No domingo, 2 de março, o cantor e compositor Nattan será a atração principal, embalando o público com hits que prometem agitar a orla maranhense. Já na segunda-feira, 3 de março, Xand Avião e Jonas Esticado assumem o comando da festa, levando ao palco grandes sucessos do forró e do piseiro. Também estão confirmados para esses dias os shows de Mateus Ximenes, Léo Foguete e Marcynho Sensação.
“Bora iniciar a semana já com novas atrações confirmadas pro Carnaval? No dia 2 de março, Nattan, Mateus Ximenes e Léo Foguete vão agitar o Circuito Vem Pro Mar. No dia 3 de março, o Circuito vai explodir de animação com Xand Avião, Jonas Esticado e Marcynho Sensação”, destacou o governador.
Grandes nomes e uma programação diversa
A programação do Carnaval do Maranhão 2025 promete ser uma das mais marcantes dos últimos anos, reunindo artistas de renome nacional. Além de Nattan, Xand Avião e Jonas Esticado, outros grandes nomes já confirmados incluem Anitta, Gloria Groove, Chiclete com Banana, Jorge e Mateus, Banda Eva, Psirico, Tomate, Márcia Fellipe, Henry Freitas, Felipe Amorim e Xanddy Harmonia.
Pré-Carnaval em alta
O período pré-carnavalesco começa no dia 31 de janeiro, com eventos semanais até o fim de fevereiro. No Centro Histórico, a folia acontece nas sextas-feiras (1º, 8, 15 e 22 de fevereiro), com polos culturais em locais icônicos como a Praça Nauro Machado e o Beco Catarina Mina. Já o Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, receberá atrações nacionais nos dias 2, 7, 9, 16 e 23 de fevereiro, consolidando-se como um dos maiores circuitos ao ar livre do país.
Estrutura e turismo em foco
A folia oficial acontece de 27 de fevereiro a 4 de março, com dois grandes circuitos: Vem Pro Mar, voltado para shows nacionais e trios elétricos, e Madre Deus, que preserva as tradições culturais maranhenses. O evento contará com infraestrutura robusta, incluindo hospital de campanha, caminhões-pipa para hidratação e arquibancadas acessíveis para idosos e pessoas com deficiência.
Com o tema “Estado de Folia e Alegria”, o Carnaval do Maranhão 2025 busca movimentar o turismo, a economia local e proporcionar
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), dará início à segunda etapa do Programa Trilhas Inova 2B. A cerimônia de abertura, marcada para o dia 15 de janeiro, às 14h, será realizada no Auditório João Goulart, em São Luís, e contará com a presença da secretária Natassia Weba e do presidente da FAPEMA, Nordman Wall.
Nesta edição, 500 jovens maranhenses, provenientes de mais de 70 municípios, foram selecionados para participar do programa, que tem como foco a capacitação profissional nas áreas de tecnologia. A solenidade será acompanhada presencialmente por cerca de 150 pessoas, enquanto os outros 350 participantes assistirão à transmissão online.
Capacitação em Áreas Estratégicas
O Trilhas Inova 2B é um programa de qualificação de curta duração que oferece cursos nas áreas de Programação, Design de Experiência do Usuário (UX), Ciência de Dados e Desenvolvimento de Games. A iniciativa busca preparar jovens para atender às demandas do mercado de trabalho tecnológico, além de fomentar o empreendedorismo e a inovação no estado.
A secretária Natassia Weba destacou a importância do programa para a formação de novos talentos. “O Trilhas Inova 2B é uma oportunidade única para jovens maranhenses ampliarem seus horizontes, adquirirem conhecimentos tecnológicos e estarem aptos a competir em um mercado cada vez mais exigente e inovador”, afirmou.
O presidente da FAPEMA, Nordman Wall, ressaltou que o programa vai além da formação técnica. “Estamos promovendo inclusão social e fortalecendo o ecossistema de inovação no Maranhão, preparando nossos jovens para ocuparem espaços de destaque no cenário nacional e internacional.”
O programa é parte de uma estratégia mais ampla de incentivar o desenvolvimento tecnológico no estado, promovendo inclusão e democratização do acesso ao conhecimento. Com o início dessa nova etapa, os participantes darão um passo importante para se tornarem protagonistas no setor de tecnologia e inovação.
O atleta olímpico de kitesurf Bruno Lobo foi homenageado nesta segunda-feira (13) com a Medalha Alferes Moraes Souto, a mais alta honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). A comenda foi entregue pelo governador Carlos Brandão em solenidade no Palácio dos Leões, em reconhecimento ao ato heroico de Lobo ao resgatar a adolescente Maria Eduarda, de 15 anos, que estava prestes a se afogar na praia do Olho d’Água, em São Luís.
Durante a cerimônia, o governador destacou a importância do gesto de Bruno. “Ele que já recebeu tantas homenagens como desportista, hoje está recebendo uma homenagem como alguém que salvou uma vida. Nada mais justo do que reconhecer essa atitude altruísta”, afirmou Brandão.
Ato Heroico na Praia
Na última sexta-feira (10), enquanto praticava kitesurf na orla de São Luís, Bruno Lobo percebeu que Maria Eduarda estava à deriva, além da zona de arrebentação. A adolescente, já sem forças, foi socorrida pelo atleta, que a levou de volta à praia em sua prancha. Imagens captadas pela câmera do próprio atleta mostram o momento do resgate.
Maria Eduarda, que participou da cerimônia, relembrou o episódio emocionada. “Eu estava me divertindo com minha irmã, mas a maré nos levou para uma corrente de retorno. Quando percebi, não sentia mais o chão. Então, o Bruno apareceu e me salvou. Sou muito grata a ele”, contou.
Reconhecimento ao Heroísmo
O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, destacou a relevância da homenagem. “A coragem e a atitude rápida de Bruno Lobo são exemplo de prevenção e solidariedade. Ele estava no lugar certo, na hora certa, e salvou uma vida”, disse.
Bruno, que é médico, bicampeão pan-americano e um dos destaques da vela brasileira, agradeceu a honraria e ressaltou o apoio do governo ao esporte por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. “Estou grato por essa homenagem e pela oportunidade de representar o Maranhão. Esse apoio é fundamental para continuarmos sonhando e competindo”, afirmou.
“Esporte Salvando Vidas”
O secretário de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, exaltou a conexão entre esporte e cidadania. “O Bruno não só representou o Maranhão como atleta olímpico, mas também como herói. Literalmente, o esporte salvou uma vida”, destacou.
O secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, reforçou a importância de seguir orientações de segurança no mar e parabenizou o atleta. “Bruno mostrou que é campeão também na humanidade. Esse caso nos ensina a ter cuidado e a valorizar gestos de coragem”, concluiu.
Legado de Inspiração
A Medalha Alferes Moraes Souto é destinada a pessoas que realizam atos de bravura ou prestam serviços relevantes à sociedade. O gesto de Bruno Lobo não apenas salvou Maria Eduarda, mas também chamou atenção para os riscos nas praias e para a importância do preparo físico e emocional em situações de emergência.
Faleceu no último domingo (12), aos 76 anos, Antônio Miranda, historiador, pesquisador, artista e escritor amplamente reconhecido como o principal guardião da memória de São José de Ribamar, município maranhense. Internado há um mês, Miranda não resistiu às complicações de saúde e deixa um legado inestimável para a história e a cultura da cidade.
Autor da obra “Tradição, Lendas e Histórias de São José de Ribamar”, lançada recentemente, Miranda se dedicou a preservar as raízes culturais e históricas do município, resgatando mitos e narrativas que definem a identidade ribamarense.
Além de suas atividades como pesquisador, Miranda era servidor da Prefeitura de São José de Ribamar, onde também desempenhou um papel importante para a comunidade. Em respeito à sua memória, a Prefeitura decretou ponto facultativo em todos os setores públicos municipais nesta segunda-feira (13).
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados na manhã desta segunda-feira (13) e podem ser acessados na Página do Participante, por meio do login no Gov.br, utilizando CPF e senha. O Inep, órgão responsável pelo exame, relatou instabilidade no site devido ao alto volume de acessos.
As provas do Enem foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro de 2024 e contaram com a participação de 4,3 milhões de inscritos. O exame é a principal avaliação de desempenho escolar no país e uma porta de entrada para o ensino superior.
Sobre o Enem
Criado há mais de 20 anos, o Enem é utilizado por instituições de ensino públicas e privadas para selecionar estudantes. O exame é o principal critério do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também serve como base para programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além de abrir as portas para o ensino superior no Brasil, o Enem tem alcance internacional. Notas do exame podem ser utilizadas em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênio com o Inep. Esses acordos permitem que estudantes brasileiros concorram a vagas em universidades portuguesas de forma simplificada.
Instabilidade no acesso às notas
Logo após a liberação dos resultados, o site do Inep apresentou dificuldades devido à grande procura. Estudantes que enfrentarem problemas para acessar as notas são orientados a aguardar e tentar novamente mais tarde.
Com as notas em mãos, os participantes podem agora planejar sua entrada no ensino superior, aproveitando as oportunidades oferecidas pelo Enem tanto no Brasil quanto no exterior.
O Maranhão registrou três casos prováveis de dengue na primeira semana epidemiológica de 2025, de acordo com o Ministério da Saúde. O número representa uma queda significativa em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 63 casos.
Para reforçar o combate às arboviroses, o Ministério da Saúde anunciou a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O objetivo é ampliar o monitoramento e coordenar ações de vigilância epidemiológica, controle de vetores e assistência à saúde, em parceria com estados, municípios, pesquisadores e instituições científicas.
Plano de Contingência Nacional contra arboviroses
Uma das principais medidas do governo é o lançamento do Plano de Contingência Nacional para Dengue, Chikungunya e Zika, que atualiza a versão anterior de 2022. O documento orienta estados e municípios a adaptarem estratégias de prevenção e resposta com base em cenários epidemiológicos e socioambientais locais.
O plano inclui ações inovadoras, como:
Investimentos e campanhas educativas
O governo federal investiu R$ 1,5 bilhão para implementar essas ações, intensificar campanhas educativas e distribuir mais de 3 milhões de testes de diagnóstico de arboviroses. Além disso, foram adquiridas 9,5 milhões de doses da vacina contra a dengue para 2025, das quais 5,5 milhões já foram enviadas aos estados e ao Distrito Federal.
Cenário nacional das arboviroses
Em 2024, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos prováveis de dengue e 6 mil óbitos. Para 2025, até o dia 8 de janeiro, foram notificados 10,1 mil casos prováveis e 10 mortes ainda estão sob investigação. A maior parte das ocorrências está concentrada nos estados de São Paulo e Minas Gerais, que respondem por 50% dos casos.
Mobilização e prevenção
Como parte das estratégias preventivas, o governo promoveu, em dezembro, o Dia D de Mobilização contra a Dengue, que envolveu esforços de estados, municípios e da população. A principal recomendação do Ministério da Saúde segue sendo a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
“É essencial que a população colabore, permitindo o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, para eliminar focos do mosquito e prevenir novas epidemias”, destacou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A implementação do Plano de Ação 2024/2025 segue os eixos de prevenção, vigilância, mobilização comunitária e fortalecimento da rede assistencial para reduzir os impactos das arboviroses no Brasil.
O número de jovens contratados como aprendizes no Brasil cresceu 11,91% de janeiro a novembro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Durante o período, foram admitidos 98.242 jovens, com destaque para o mês de novembro, que registrou 6.503 contratações — um aumento de 5,64% em relação a novembro de 2023.
Setores e regiões em destaque
O setor de Serviços liderou as contratações em novembro, com 4.598 aprendizes admitidos, seguido pelo Comércio (1.218) e pela Indústria (427). Entre os estados que se destacaram nas admissões estão:
Entre os contratados em novembro, 57,02% estavam cursando o ensino fundamental ou médio, 48,50% tinham até 17 anos e 54,38% eram mulheres.
A importância do programa Jovem Aprendiz
O programa, regulamentado pela Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00), busca garantir aos jovens entre 14 e 24 anos uma oportunidade de ingresso seguro no mercado de trabalho, permitindo que conciliem o emprego com os estudos. “Garantir o ingresso desses adolescentes no mercado de trabalho de forma segura é essencial para o futuro profissional deles”, afirmou João Victor Motta, diretor de Políticas para a Juventude do MTE.
Para as empresas, o programa representa uma oportunidade de formar e capacitar futuros profissionais, alinhando os jovens às necessidades e demandas específicas do mercado.
Direitos assegurados aos aprendizes
Os jovens aprendizes têm contrato de trabalho de até dois anos, com direitos garantidos, incluindo:
Além disso, é obrigatório que o jovem esteja matriculado e frequentando a escola, caso ainda não tenha concluído o ensino médio.
O crescimento nas contratações reflete a relevância do programa como uma ponte para a qualificação profissional e inserção dos jovens no mercado de trabalho, fortalecendo a geração de oportunidades e capacitação no país.
A mistura de etanol na gasolina deve subir de 30% para 32% (E32) a partir de quarta-feira (24), com a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio foi feito, no último fim de semana, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
O aumento da proporção de etanol no combustível deve ter impacto direto na redução do preço da gasolina, na avaliação de Geraldo Alckmin.
O vice-presidente destaca, também, que a decisão garante benefícios ambientais e estimula o setor agroindustrial brasileiro.
Geraldo Alckmin lembrou que o Brasil tem muito etanol, também, de milho e que a mistura ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria.
Segundo o governo federal, a mudança pode reduzir em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importação de gasolina. O volume seria suficiente para eliminar a dependência externa do país no abastecimento do combustível, colocando o Brasil em condição de autossuficiência.
Em abril deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a medida terá caráter excepcional e temporário, com vigência inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período mediante decisão do CNPE.
A proposta, segundo o governo, deve melhorar a logística do setor, liberando infraestrutura atualmente utilizada para importação de gasolina e aumentando a eficiência na distribuição de outros derivados, como o diesel.
O Governo do Maranhão entrega, nesta segunda-feira (22), às 17h, 49 veículos para reforçar o trabalho de segurança pública no estado. A solenidade será realizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão.
São 38 veículos para delegacias regionais, distritos policiais e unidades especializadas da Polícia Civil; quatro para a Perícia Oficial; quatro para o Centro Tático Aéreo; dois para a DPCA (2); e um para Guarda Municipal de Grajaú.
Armamentos
Serão entregues, também, 49 pistolas de calibre 9mm da Beretta APX. Esse tipo de pistola é considerado um modelo mais robusto e foi projetado para atender a rigorosos testes militares, o que possibilitou que seu uso se tornasse padrão por forças de segurança brasileiras.
Depois de vencer o Haiti, por 3 a 0, na sua segunda partida na Copa do Mundo de futebol masculino, na noite de sexta-feira (19), no estádio Lincoln Financial Field, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América (EUA), a Seleção Brasileira está se preparando para enfrentar a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
O jogo coma Escócia é válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Brasil é o primeiro colocado, no Grupo C, com 4 pontos. Marrocos vem em seguida, também, com 4 pontos; Escócia com 3 pontos e o Haiti sem pontuar.
Neymar em campo?
O Brasil está em preparativos para enfrentar a Escócia, o último jogo a ser disputado no Grupo C da Copa do Mundo.
O treino, no domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey (EUA) não teve o atacante Raphinha, que teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita, mas contou Neymar integrado plenamente ao grupo.
O atacante fez o primeiro treino integral com o elenco. Até então, Neymar havia participado somente de parte do aquecimento ou de ações com bola separado do grupo.
A tendência, revelada pelo técnico Carlo Ancelotti, é de que o camisa 10 esteja à disposição, pela primeira vez nesta Copa, na partida com a Escócia.
Brasil 3 X 0 Haiti
Todos os gols de Brasil 3 X 0 Haiti foram marcados no primeiro tempo.
Matheus Cunha, aos 22 minutos, abriu o placar após aproveitar o rebote de uma finalização de Vini Jr.
Depois, Matheus Cunha, aos 35 minutos, ampliou com um forte chute de perna esquerda após receber lançamento de Vini Jr.
Vinicius Júnior, aos 48 minutos, marcou o terceiro tocando na saída do goleiro após grande assistência de Lucas Paquetá.
Jogo na madrugada de Segunda (22) / terça-feira (23)
Jordânia x Argélia (Grupo J), às 0h, em San Francisco (EUA)
Jogos de segunda-feira (22)
Jogos de domingo (21)
Jogo na madrugada de sábado (20) / Domingo (21)
Jogos de sábado (20)
Jogos de sexta-feira (19)
Jogos de quinta-feira (18)
Jogos de quarta-feira (17)
Jogos de terça-feira (16)
Jogos de segunda-feira (15)
Jogos domingo (14)
Jogos Sábado (13)
Jogos de sexta-Feira (12)
Jogo de quinta-feira (11)
Seleção nos EUA
A delegação do Brasil está hospedada no The Ridge Hotel, localizado na cidade de Basking Ridge, no estado de Nova Jersey.
O hotel fica a, aproximadamente, uma hora da cidade de New York está o MetLife Stadium, o estádio das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2026.
Os treinamentos estão acontecendo no Columbia Park Training Facility que fica localizado na cidade de Morristown, no estado de Nova Jersey, distante uns 14 a 20 minutos (de carro) do hotel em que o Brasil está hospedado. O complexo esportivo pertence ao clube New York Red Bulls da MLS.
Jogos do Brasil da Copa
19 de junho (sexta-feira) – 22h (de Brasília) – Brasil X Haiti – Lincoln Financial Field, em Filadélfia;
24 de junho (quarta-feira) – 19h (de Brasília) – Escócia X Brasil – Hard Rock Stadium, Miami.
Jogadores do Brasil
O técnico Carlo Ancelotti anunciou, no dia 18 deste mês, os 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.
Goleiros
– Alisson (Liverpool, da Inglaterra)
– Ederson (Fenerbahçe, da Turquia)
– Weverton (Grêmio)
Defensores
– Alex Sandro (Flamengo)
– Bremer (Juventus, da Itália)
Danilo (Flamengo)
Douglas Santos (Zenit, da Rússia)
Gabriel Magalhães (Arsenal, da Inglaterra)
Ibañez (Al-Ahli, Arábia Saudita)
Léo Pereira (Flamengo)
Marquinhos (PSG, França)
Éderson (Atlanta, EUA) no lugar de Wesley (Roma, Itália)
Meio-campistas
– Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)
– Casemiro (Manchester United, Inglaterra)
– Danilo Santos (Botafogo)
– Fabinho (Al-Ittihad, Arábia Saudita)
– Lucas Paquetá (Flamengo)
Atacantes
– Endrick (Lyon, França)
– Gabriel Martinelli (Arsenal, Inglaterra)
– Igor Thiago (Brentford, Inglaterra)
– Luiz Henrique (Zenit, da Rússia)
– Matheus Cunha (Manchester United, Inglaterra)
– Neymar (Santos)
– Raphinha (Barcelona, da Espanha)
– Rayan (Bournemouth, da Inglaterra)
– Vini Jr. (Real Madrid, da Espanha)
Copa do Mundo 2026
Esta copa do mundo tem 48 seleções e será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em 16 cidades de três países que ficam da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.
(Foto/Capa/site/CBF): Mateus Cunha celebra gol do Brasil no jogo com o Haiti