Destaques
13/01/2026 - Leno Castro

Paço do Lumiar recebe13 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida Rural

O Ministério das Cidades, com apoio do Governo do Maranhão entrega 13 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida Rural no município de Paço do Lumiar, na Grande Ilha.

A solenidade acontece nesta terça-feira (13), a partir das 12h, na quadra poliesportiva vereador Miercio Roberth Martins, na comunidade Pau Deitado, em Paço do Lumiar.

Tem a participação do secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, e do governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Depois da solenidade de entrega das unidades Augusto Rabelo e Carlos Brandão participam de visita técnica ao Residencial Mato Grosso, onde também tem unidades habitacionais executadas no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida.

LEIA MAIS
13/01/2026 - Leno Castro

Primeiro satélite do Maranhão não entra em órbita na Índia

O lançamento, na madrugada de segunda-feira (12), do foguete indiano PSLV-C62, que levava a bordo 15 equipamentos, entre os quais o nanossatélite maranhense Aldebaran-I, apresentou falhas e o veículo foi perdido. A Agência Espacial Indiana (ISRO, na sigla em inglês) ainda não deu informações sobre o local onde o foguete pode ter caído.

O lançamento ocorreu às 10h17, no horário local da Índia (1h48, no horário de Brasília), da base indiana Satish Dhawan Space Centre (Centro Espacial Satish Dhawan), na ilha de Sriharikota, na Índia.

Pouco mais de 6 minutos do lançamento foi identificada uma falha no terceiro dos quatro estágios do foguete, que levou a alteração na trajetória.

A ISRO informou, pelas redes sociais, que a missão PSLV-C62 detectou uma anomalia no final do estágio PS3. “Uma análise detalhada foi iniciada”, afirmam as postagens.

O lançamento marcaria um feito histórico da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que fez Aldebaran-I, o primeiro satélite desenvolvido no Maranhão e em toda a região Norte-Nordeste.

O equipamento foi desenvolvido por professores e estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA. É resultado de anos de pesquisa científica e inovação tecnológica conduzidas no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (Labesee), da UFMA.

O projeto contou com apoio institucional e financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Fundação Sousândrade (FSADU) e integra o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022–2031, coordenado pela AEB.

A missão principal do Aldebaran-I seria atuar como prova de conceito para a localização e salvamento de pequenas embarcações em situações de emergência no mar, com foco especial na costa do Maranhão, região marcada por intensa atividade pesqueira e marítima. Além disso, o nanossatélite contribuirá para a prevenção de queimadas, por meio da coleta de dados ambientais relevantes.

Foto/Capa/Agência Espacial Brasileira – AEB)): Nanossatélite Aldebaran-I

 

 

 

 

 

LEIA MAIS
12/01/2026 - Leno Castro

Sefaz identifica omissão de R$ 349,4 milhões em vendas com cartão de crédito por parte de empresas

A Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (Sefaz-MA), por meio das unidades de Fiscalização de Grandes Contribuintes e de Substituição Tributária, detectou diferenças tributáveis em 2.813 empresas, enquadradas tanto no regime normal de apuração do ICMS quanto no Simples Nacional, totalizando R$ 349,4 milhões em omissão de receitas.

As irregularidades fiscais foram identificadas a partir do cruzamento de informações prestadas pelos próprios contribuintes com dados fornecidos por instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito.

A ação fiscal, referente ao exercício de 2023, utilizou metodologia avançada de análise comparativa entre os valores de receitas declarados nas Escriturações Fiscais Digitais (EFD), nas informações prestadas no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS), e os montantes informados na Declaração de Informações de Meios de Pagamento (DIMP).

O procedimento permitiu identificar operações efetivamente realizadas, mas não registradas nos livros fiscais ou nas declarações das empresas do Regime Normal e do Simples Nacional, evidenciando a subdeclaração de faturamento e, consequentemente, a redução indevida da base de cálculo do ICMS. As inconsistências apontadas indicam a utilização de meios eletrônicos de pagamento sem o correspondente registro fiscal obrigatório.

As empresas identificadas serão formalmente autuadas, com a lavratura de autos de infração para cobrança do ICMS devido, acrescido de multa de 50% sobre o valor do imposto, conforme previsto na legislação tributária estadual, sem prejuízo das demais penalidades cabíveis.

A Sefaz ressalta que o uso intensivo de cruzamento de dados fiscais e financeiros, aliado a técnicas de inteligência fiscal e análise eletrônica de informações, tem ampliado significativamente a capacidade do Estado de identificar práticas de sonegação, promover maior justiça fiscal e garantir concorrência leal entre os contribuintes, fortalecendo a arrecadação e contribuindo para a melhoria dos serviços públicos ofertados à população maranhense.

A Fazenda Estadual informa ainda que os contribuintes autuados, bem como aqueles que desejarem regularizar espontaneamente sua situação fiscal, poderão aderir ao Programa de Pagamento e Parcelamento de Débitos Tributários (REFIS), que oferece condições especiais para quitação de débitos. O programa teve seu prazo de adesão prorrogado até o final de janeiro de 2026, representando uma oportunidade para regularização fiscal com redução de encargos.

 

LEIA MAIS
12/01/2026 - Leno Castro

Ministério dos Transportes e Governo do Maranhão entregam Contorno Rodoviário de Timon, interligando as BRs 226 e 316

Na segunda-feira (12), o Ministério dos Transportes entrega o Contorno Rodoviário de Timon, que interliga as BRs-226 e 316 no estado. A solenidade acontece a partir das 11h, na área da Avenida Presidente Dutra, no município de Timon, com a participação do ministro Renan Filho e do governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Antes da solenidade que marcará a entrega oficial da obra, do governador Carlos Brandão e o ministro Renan Filho concedem entrevista coletiva, logo às 11h. Não será necessário credenciamento prévio para os jornalistas interessados na cobertura do evento.

Com 10 quilômetros de extensão, a obra recebeu investimento de R$ 55 milhões do Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Com o contorno rodoviário já em operação, a obra representa um avanço significativo para a mobilidade urbana e o desenvolvimento logístico da região, já que a BR-226 é uma das principais rodovias federais que cortam o Maranhão, consolidando-se como um importante corredor logístico ao conectar estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país.

A implantação do Contorno Rodoviário de Timon vai integrar essas regiões, fortalecendo o escoamento da produção e a conexão entre polos produtivos.

A obra é estratégica ao retirar o tráfego pesado da área urbana, reduzindo congestionamentos e tornando o deslocamento mais seguro para moradores e motoristas.

Com a entrega, o Governo do Brasil assegura a conclusão integral dos investimentos programados para a BR-226 no Maranhão, consolidando um conjunto de obras estratégicas voltado à melhoria da infraestrutura rodoviária do estado.

 

LEIA MAIS
12/01/2026 - Leno Castro

Filme brasileiro O Agente Secreto ganha 2 Globo de Ouro

O cinema brasileiro viveu uma noite histórica, no domingo (11), na solenidade de entrega do prêmio no Globo de Ouro, um dos mais importantes do cinema mundial, ao filme O Agente Secreto. A festa de premiação foi realizada no The Beverly Hilton, em Los Angeles (EUA).

O filme, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, venceu duas das principais categorias da cerimônia: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com ator Wagner Moura.

 

Melhor Filme em Língua Não Inglesa

O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o vencedor, Driver saudou o público brasileiro com um “Parabéns”, dito em português.

Na categoria, O Agente Secreto superou produções de cinco países: Valor Sentimental (Noruega), Sirât (Espanha), A Única Saída (Coreia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Apenas um Acidente (França).

Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso saudando o país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse. Em seguida, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco.

“Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um grande momento”, afirmou Kleber Mendonça Filho.

A vitória coroou um percurso internacional iniciado no Festival de Cannes, onde o filme teve estreia concorrendo à Palma de Ouro. Na ocasião, uma apresentação de frevo tomou a Avenida Croisette e se tornou um dos momentos mais comentados da edição.

 

Melhor ator

Já Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Em seu discurso, falou em português e celebrou a cultura brasileira. “Viva a cultura brasileira”, disse o ator, ao destacar a parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem definiu como “um gênio”, e a amizade construída ao longo do projeto.

Além de Wagner Moura, concorriam à categoria Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).

A vitória de O Agente Secreto resgata uma tradição brasileira na premiação: Central do Brasil venceu a mesma categoria em 1999, e, no ano passado, Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.

Entre os demais vencedores do Globo de Ouro, o prêmio de Melhor Direção em Filme ficou com Paul Thomas Anderson, por Uma Batalha Após a Outra. Já Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia foi conquistado por Timothée Chalamet, por Marty Supreme.

Na televisão, a série Adolescência saiu com dois prêmios de atuação: Owen Cooper venceu como Melhor Ator Coadjuvante em Série, e Stephen Graham foi premiado pela atuação como protagonista, além de também assinar a direção da produção.

Com duas estatuetas e forte repercussão internacional, O Agente Secreto consolida o Brasil como um dos grandes protagonistas da atual temporada de premiações do cinema mundial.

 

LEIA MAIS
12/01/2026 - Leno Castro

Desenvolvido pela UFMA, primeiro satélite do Maranhão é lançado nesta segunda-feira (12)

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) alcança um marco histórico, nesta segunda-feira (12), com o lançamento do Aldebaran-I, o primeiro satélite desenvolvido no Maranhão e em toda a região Norte-Nordeste.

O nanossatélite será colocado em órbita a partir da base indiana Satish Dhawan Space Centre, a bordo do foguete PSLV-C62, consolidando a UFMA como protagonista no cenário aeroespacial brasileiro.

Desenvolvido por professores e estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial, o Aldebaran-I é resultado de anos de pesquisa científica e inovação tecnológica conduzidas no Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (Labesee), da UFMA.

O projeto contou com apoio institucional e financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da Fundação Sousândrade (FSADU) e integra o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022–2031, coordenado pela AEB.

Segundo o coordenador da missão Aldebaran-I e docente do curso de Engenharia Espacial da UFMA, Carlos Brito, o lançamento representa a consolidação de um trabalho construído com dedicação e rigor técnico ao longo de todas as fases do projeto”, destaca o coordenador.

A missão principal do Aldebaran-I é atuar como prova de conceito para a localização e salvamento de pequenas embarcações em situações de emergência no mar, com foco especial na costa do Maranhão, região marcada por intensa atividade pesqueira e marítima. Além disso, o nanossatélite contribuirá para a prevenção de queimadas, por meio da coleta de dados ambientais relevantes.

Essas aplicações reforçam o caráter social do projeto, alinhando ciência, tecnologia e inovação às necessidades reais da população maranhense e da região Norte-Nordeste.

.

UFMA no mapa da tecnologia espacial

O lançamento do Aldebaran-I consolida a UFMA como uma instituição estratégica para o desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro, colocando o Maranhão no mapa da tecnologia espacial e evidenciando o potencial da universidade pública na produção de conhecimento, inovação e soluções de alto impacto.

Mais do que um satélite em órbita, o Aldebaran-I simboliza o compromisso da UFMA e de suas instituições parceiras com o desenvolvimento científico, a formação de excelência e a aplicação prática do conhecimento em benefício da sociedade.

 

(Foto/Capa): Aldebaran I já está integrado ao foguete PSLV-C62. Foto: ISRO, All2Space

LEIA MAIS
12/01/2026 - Leno Castro

Luminense assume a liderança do Campeonato Maranhense de Futebol; MAC e Moto Club ficam no empate

Na rodada inaugural do Campeonato Maranhense 2026, realizada no último fim de semana, a equipe do Luminense, do município de Paço do Lumiar, assumiu a liderança, ao vencer a equipe do Tuntum, por 2 a 0, no domingo (11), no estádio Rafael Seabra, em Tuntum.

A equipe do IAPE está na vice-liderança depois de ganhar do ITZ Sport (de Imperatriz), no domingo (11), no estádio Nhozinho Santos.

 

MAC X Moto Club

O clássico MAC e Moto Club, realizado no domingo (11), no Estádio Castelão, ficou no empate de 1 X1.

 

Imperatriz X Sampaio

As equipes do Imperatriz e Sampaio Corrêa empataram, em 1 a 1, no jogo de abertura do Campeonato Maranhense de Futebol Masculino 2026. O jogo foi realizado, no sábado (10), no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.

No primeiro tempo, um jogo mais intenso e com o Sampaio tomando conta da primeira metade, e o Imperatriz equilibrando depois.

No segundo tempo, o Imperatriz acertou a marcação, mas as oportunidades foram poucas para os dois lados.

O gol do Sampaio foi em cobrança de falta, logo no início, de Erick Carral. O Imperatriz empatou com Patuta, de cabeça.

 

Classificação no Campeonato Maranhense 2026

1 – Luminense – 3 pontos

2 – IAPE – 3 pontos

3 – Imperatriz – 1 pontos

4 – MAC – 1 pontos

5 – Moto Club – 1 pontos

6 – Sampaio Corrêa – 1 pontos

7 – ITZ Sport – 0 pontos

8 – Tuntum – 0 pontos

 

Segunda rodada (quarta-feira, dia 14, às 19h30)

Moto Club X ITZ Sport

Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz

 

Luminense X Imperatriz

Estádio Dário Santos, em São José de Ribamar

 

MAC X Tuntum

Estádio Nhozinho Santos

 

IAPE X Sampaio

Estádio Castelão

 

Transmissões da Timbira FM

Imperatriz X Sampaio Corrêa

Narração: Felipe Barbosa (no estúdio)

Comentários: Edivan Fonseca (no estúdio)

Reportagens: Noel Soares (no estúdio)

Plantão: Edivan Fonseca (no estúdio)

 

MAC X Moto Club

Narração: Roberto Ramos (no estádio)

Comentários: Edivan Fonseca (no estádio)

Reportagens: Natalhi Ribeiro (MAC) e Felipe Barbosa (Moto Club)

Plantão: Edivan Fonseca (no estádio)

 

Coordenador de Esporte da Timbira FM: Daniel Amorim

 

(Foto/Capa/Divulgação): Jogo MAC X Moto Club no estádio Castelão, em São Luís

LEIA MAIS
11/01/2026 - Leno Castro

Imperatriz e Sampaio empatam em 1 X1 no jogo de abertura do Maranhense 2026

As equipes do Imperatriz e Sampaio Corrêa empataram, em 1 a 1, no jogo de abertura do Campeonato Maranhense de Futebol Masculino 2026. O jogo foi realizado, no sábado (10), no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.

No primeiro tempo, um jogo mais intenso e com o Sampaio tomando conta da primeira metade, e o Imperatriz equilibrando depois.

No segundo tempo, o Imperatriz acertou a marcação, mas as oportunidades foram poucas para os dois lados.

O gol do Sampaio foi em cobrança de falta, logo no início, de Erick Carral. O Imperatriz empatou com Patuta, de cabeça.

LEIA MAIS
9/01/2026 - Leno Castro

Pré-carnaval movimenta a Madre Deus neste fim de semana

O Pré-Carnaval do Maranhão movimenta a Madre Deus neste domingos (11),a partir das 17h.  A programação diversificada inclui 11 grupos que fazem apresentações em dois palcos montados no Largo de São Jorge, pertinho da Casa Barrica, e o outro, no Ponto de Fuga.

Na programação, tambor de crioula, grupos de samba, blocos alternativos, blocos tradicionais e shows com artistas locais.

A prévia do Carnaval 2026, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), é um esquenta para o período oficial das festas de Momo, que este ano serão realizadas de 13 a 17 de fevereiro.

No próximo dia 16 de janeiro, acontece o lançamento do Carnaval 2026, com o tradicional cortejo carnavalesco que percorre as ruas do Centro Histórico, saindo da Praça Deodoro para a Praia Grande.

 

Máquina no sábado (10)

A tradicional banca de Carnaval, Máquina de Descascar’Alho, estará nas ruas Sábado, a partir das 17h.

A concentração é na Praça do Goiabal no bairro da Madre Deus.

 

Circuitos da folia

No Carnaval deste ano, o Governo do Maranhão viabiliza 3 circuitos:

  • Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, cartão-postal da orla da capital;
  • Vem Pro Centro, no Centro Histórico de São Luís;
  • Vem Pra Madre, no bairro berço do Carnaval maranhense, mais uma vez vão receber um grande público, com toda a estrutura e segurança necessárias para garantir que todos se divirtam com tranquilidade.

A programação começa ainda este mês. Às sextas-feiras, nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, acontece o Cortejo Deodoro, com a participação de blocos tradicionais e blocos afro, fortalecendo o carnaval de rua e a ocupação cultural dos espaços públicos do Centro Histórico de São Luís.

Aos sábados, nos dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, a programação segue com o circuito Vem Pro Centro, levando música, alegria e diversas manifestações culturais para o coração da cidade.

Já aos domingos, nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º e 8 de fevereiro, é a vez do circuito Vem Pro Mar, realizado na Avenida Litorânea, que une carnaval, lazer, turismo e grandes atrações nacionais, fortalecendo a vocação da cidade como destino turístico e cultural.

O Carnaval 2026 acontecerá oficialmente de 13 a 17 de fevereiro, com programação distribuída em diferentes circuitos da capital, incluindo a Avenida Litorânea e o tradicional bairro da Madre Deus, berço do carnaval popular maranhense, que recebe programação especial entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com blocos tradicionais e manifestações culturais que preservam a identidade do carnaval de rua.

 

Gritos de Carnaval

Mas a folia já está rolando no Maranhão. Já no primeiro dia do ano, o bairro mais tradicional e boêmio da capital maranhense, Madre Deus, deu o pontapé para a maior festa popular brasileira.

O grupo Máquina de Descascar’Alho, que há quatro décadas comanda a festa naquela comunidade, deu o primeiro grito de Carnaval do ano, como já é tradição na capital maranhense.

A festa ocorreu em dois locais principais do bairro: o Largo de São Jorge, ao lado da Casa Barrica, e o Ponto de Fuga. Além dos shows, o público acompanhou o tradicional arrastão de blocos culturais pelas ruas, que transforma cada esquina em extensão da festa.

No domingo (4), 11 grupos se apresentaram nos dois palcos montados nos espaços. A prévia do Carnaval 2026, realizada pelo Governo do Estado, é um esquenta para o período oficial das festas de Momo. Ainda neste mês de janeiro, outra programação, na Madre Deus, agitará os foliões no próximo domingo, dia 11.

LEIA MAIS
9/01/2026 - Leno Castro

SES incentiva vacinação contra HPV entre a população de 15 a 19 anos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), faz o chamamento de adolescentes e jovens com idade entre 15 e 19 anos para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).

A estratégia foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e segue até o primeiro semestre de 2026, com o objetivo de resgatar a vacinação de quem perdeu a oportunidade regular.

O objetivo da estratégia é contemplar meninos e meninas que não se vacinaram na faixa etária de 9 a 14 anos (idade indicada para a vacinação), garantindo a prevenção contra cânceres de colo do útero, pênis, ânus, boca e orofaringe. A iniciativa também é destinada a pessoas de 15 a 45 anos imunocomprometidas (HIV/Aids, câncer e transplantados) e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com esquema de três doses.

O HPV é caracterizado como um vírus sexualmente transmissível, mas evitável com o uso de preservativos. A doença também é prevenível por meio da vacinação, cujo público-alvo regular são meninos e meninas de 9 a 14 anos.

Para mulheres com idade entre 25 e 64 anos que já tiveram ou têm vida sexual ativa, o exame Papanicolau é a medida indicada para detecção precoce.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção às Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, a vacinação contra o HPV reduz a circulação do vírus. “Ao imunizar mais jovens, diminuímos tanto a transmissão quanto a incidência de novas infecções, o que representa um importante benefício coletivo nas estratégias de imunização em massa”, destacou.

Em 2025, no Maranhão, foram vacinados 480.710 adolescentes de 9 a 14 anos, grupo para o qual o Ministério da Saúde estabeleceu a meta de imunizar 693.175 pessoas no estado. Na faixa etária de 15 a 19 anos, foram vacinados 203.533 adolescentes. Entre os imunocomprometidos e usuários de PrEP, foram registradas 261.169 doses aplicadas no Maranhão em 2025.

Na Grande Ilha, a SES reforça a oferta de vacinas nas Policlínicas do Vinhais e da Cidade Operária, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h; e nos Hospitais Aquiles Lisboa, Dr. Genésio Rêgo e Vila Luizão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em todo o estado, a vacina está disponível nas salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 217 municípios maranhenses, sendo necessária a apresentação da carteira de vacinação e de documento de identificação com foto.

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Prazo para pagar taxa de inscrição do ENEM 2026 encerra na segunda (22)

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.

Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

 

Estudante com direito à gratuidade

  • Está cursando o último ano do ensino médio no ano de 2026, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Sejam participantes do programa Pé-de-Meia.

8,4 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever

O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.

São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).

Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).

A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.

“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.

 

Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos

Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.

 

Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos

Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).

“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.

 

Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo

A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.

Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.

A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.

 

Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos

Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.

 

Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia

Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.

William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.

 

Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio

Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.

Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.

Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.

 

Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)

Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.

Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.

William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.

Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.

 

Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos

Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.

“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.

Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.

 

Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar

Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.

“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.

Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.

Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.

“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.

 

Mais sobre a pesquisa

Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.

A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.

 

Rádio Timbira transmite o jogo Sampaio X Trem pela série D do Brasileirão 2026

A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.

 

MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)

O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.

O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.

Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.

A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.

O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.

O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo

 

Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)

A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.

A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.

Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo

– Narração: Roberto Ramos

– Comentários: Edivan Fonseca

– Reportagens: Noel Soares

– Plantão: Christyan França

– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim

 

Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)

O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

 

Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira

  • com/radio.timbira
  • com/radiotimbira
  • com.br/play/14493
  • ma.gov.br
  • com/radiotimbira
  • com/@TVTimbira

 

Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas

  • Rádio Universidade FM – São Luís/MA – Paulo Pellegrini (operação de Maira Nogueira);
  • Central de Notícias Brasil (e mais de 150 rádios) – São Luís/MA – Humberto Fernandes/Kleuberth Costa;
  • Rádio Açaí FM 87.9 – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Brasil Esportes WEB – São Luís/MA – Roberto Ramos;
  • Rádio Canal Esporte WEB – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Esse WEB – São Luís/MA – Sólon Vieira;
  • Rádio Maracu – Viana/MA – Tania Diniz;
  • Rádio OK FM 93.7 – Caxias/MA – Valdir Rios;
  • Rádio Princesa WEB – Pinheiro/MA – Alberto Ribeiro.