As vendas de automóveis registram alta de 9,22% no acumulado de janeiro a agosto em comparação com o mesmo período de 2022.
Segundo balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgado nesta segunda-feira (4), em São Paulo, os emplacamentos este ano somam 1,063 milhão de carros, contra 973 mil nos primeiros oito meses do ano passado.
Na comparação entre agosto deste ano e agosto de 2022, houve retração de 1,1%, com a venda de 153,4 mil automóveis.
O presidente da Fenabrave, Andreta Jr, diz que a queda no mês acontece devido ao fim das medidas provisórias que ofereciam descontos na compra de veículos.
Porém, além do fim da vigência das medidas, Andreta disse que há dificuldades na liberação de crédito, o que tem impactado negativamente o setor. “Notamos que, nas últimas semanas, houve uma deterioração acentuada na liberação de crédito, com um aumento de cerca de 20% nas recusas de fichas de financiamento por parte das instituições financeiras. O crédito está restrito e isso afeta muito o mercado”, acrescentou.
Motos
No acumulado de janeiro a agosto, as motocicletas registram alta de 21,17% nas vendas, com o emplacamento de 1,045 milhão de unidades. Em agosto, os veículos de duas rodas tiveram expansão nas vendas de 20,38%, com a comercialização de 142,7 mil motos.
Apesar dos bons números, Andreta explicou que o segmento também enfrenta dificuldades com a liberação de empréstimos. “O consumidor tem buscado alternativas de crédito para a compra de motocicletas, especialmente, as de até 250 cilindradas, e o consórcio surge como opção consolidada. Além disso, notamos uma boa participação nas vendas à vista”, salientou.
Caminhões
O segmento de caminhões tem queda de 16,66% no acumulado dos primeiros oito meses do ano, registrando a venda de 67,4 mil unidades. Em agosto, os emplacamentos de caminhões caíram 27% em relação ao mesmo mês de 2022, com a venda de nove mil unidades.
“O mercado está se ajustando em relação aos valores dos veículos e, em agosto, 77% dos caminhões emplacados foram com a tecnologia Euro 6 [regra que restringe a emissão de poluentes para veículos a diesel]”, comentou o presidente da Fenabrave. Para ele, o setor deverá ser beneficiado pelos programas de financiamento anunciados recentemente pelo governo federal.
Informações e foto: Agência Brasil
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Superintendência de Concursos e Seletivos (SUCONS), publicou, nesta semana, a lista preliminar de inscritos no Sistema Universal de Vagas que tiveram suas inscrições aceitas para participar do Vestibular ProfiTec Uema 2024.
De acordo com o edital do seletivo, os candidatos cujos nomes não constam na lista podem interpor recurso nesta sexta-feira e sábado (1 e 2 de setembro), por meio do site sigconcursos.uema.br.
A lista definitiva, após interposição dos recursos, será divulgada no dia 6 de setembro. Os candidatos podem encaminhar suas dúvidas para o email seletivo@profitec.uema.br
Vestibular ProfiTec Uema 2024
O certame irá selecionar candidatos para preenchimento de 400 vagas em cursos superiores de tecnologia ofertados pelo Programa de Formação Profissional Tecnológica da Uema (ProfiTec/Uema). A prova em etapa única será realizada no dia 24 de setembro, com questões de múltipla escolha e produção textual.
Confira os cursos ofertados nos municípios
BALSAS – Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento – 40 vagas
BACABAL – Curso Superior de Tecnologia em Rede de Computadores – 40 vagas
CAXIAS – Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores – 40 vagas
CODÓ – Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Qualidade – 40 vagas
GRAJAÚ – Curso Superior de Tecnologia em Agrocomputação – 40 vagas
ITAPECURU-MIRIM – Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas
SANTA INÊS – Curso Superior de Tecnologia em Logística – 40 vagas
SÃO LUÍS – Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis – 40 vagas
TIMON – Curso Superior de Tecnologia em Logística – 40 vagas e Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 40 vagas
A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão iniciou, nesta sexta-feira (1º), as ações de uma força-tarefa, integrada por equipes policiais, voltadas para o combate de crime violentos letais intencionais. Trata-se da Operação Paz, do Ministério da Justiça em conjunto com 12 estados brasileiros.
A operação ocorre nesta sexta em todo país. No Maranhão, acontece, simultaneamente, em São Luís (abrangendo a Grande Ilha) e nos municípios de Imperatriz, Açailândia, Caxias, Timon, Codó, Pinheiro, Rosário, Santa Inês, Grajaú, Balsas, Tutóia, entre outros.
Em São Luís, a saída das equipes, compostas por agentes das Polícias Civil e Militar, Centro Tático Aéreo e Perícia Oficial, foi da base do CTA, no Quartel da Polícia Militar (bairro Calhau), às 7h30 (Foto).
Redução da criminalidade
A Operação Paz, cujas ações ocorrem até o final do mês de dezembro, reforçará o trabalho do Governo do Maranhão, por meio do Sistema de Segurança Pública, de combate à criminalidade, e que vem contribuindo para redução de mortes violentas.
Em todo estado, esta redução atingiu cerca de 6% no comparativo no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro, por exemplo. Na Grande Ilha, a diminuição de crimes violentos letais intencionais é de 31%, considerando os sete primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2022.
Foto: Gilson Teixeira
O Governo do Estado realiza mais uma edição da Feirinha do Servidor Empreendedor, na sexta-feira, 1º de setembro, a partir das 9h. O evento acontecerá na lateral do Edifício Clodomir Millet, na área do Palácio Henrique de Lá Rocque, no bairro do Calhau, em São Luís.
Participam 14 expositores de itens como artesanato, bolsas, acessórios, roupas, doces e salgados.
Durante o evento, os participantes comercializam seus produtos e serviços. O objetivo é valorizar a criatividade e a inovação dos servidores, que aproveitam as horas fora do expediente para empreender. O espaço, também, é um ambiente de colaboração mútua.
A Feirinha é organizada pela Secretaria de Estado de Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep).
O primeiro plano estratégico de longo prazo, o Plano Maranhão 2050, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), está em construção e acabou de entrar em uma nova etapa: o Inventário de Iniciativas. Projetos em andamento ou em fase de planejamento de organizações governamentais ou não-governamentais, como da sociedade civil ou do setor privado, têm a chance de integrar o Plano Maranhão 2050. As inscrições podem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário on-line até 10 de setembro.
As iniciativas inscritas serão avaliadas para então compor o Plano, que trata de estratégias para os próximos trinta anos. A reunião de projetos no Inventário é a primeira etapa para a formação da Carteira de Projetos do Plano Maranhão 2050. Os projetos selecionados ganharão ampla visibilidade com a inclusão na Carteira, já que o Plano Maranhão 2050 é uma iniciativa estratégica financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenado por uma Comissão formada pelo Governo do Maranhão, Academia, Setor Privado e Sociedade Civil.
As entidades selecionadas participarão de ações de superação de desafios estruturantes dentro do Plano Maranhão 2050, que tem como propósito institucionalizar diretrizes para o desenvolvimento socioeconômico e redução das desigualdades, por meio do fortalecimento da estratégia de planejamento de longo prazo do estado.
Que tipo de projeto pode participar?
A captação busca projetos estratégicos, ou seja, que dão condições para a criação de um bem, serviço ou resultado exclusivo que contribua de forma significativa para entregar benefícios relevantes à sociedade.
Na Carteira, o projeto selecionado fará parte de um recorte de ações prioritárias para o Maranhão, ganhando legitimidade e reconhecimento, o que não implica, necessariamente, financiamento direto pelo Governo do Estado.
Inscrições
Informações detalhadas do Plano Maranhão 2050 e o formulário do Inventário de Iniciativas podem ser obtidos no site
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou, nesta terça-feira (29), que o Governo Federal criará um ministério para tratar de assuntos relacionados a pequena e média empresa. Será a 38ª pasta do governo federal.
A meta, segundo Lula, é gerar mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada até o fim do ano. No primeiro semestre, o saldo foi de 1.023.540 novos postos de trabalho.
Durante a campanha eleitoral, em 2022, Lula defendeu a criação desse ministério, mas ao definir sua estrutura ministerial, os pequenos negócios foram contemplados com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo, que faz parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.
Reforma ministerial
O novo ministério deve acomodar um dos novos ministros que serão anunciados em breve pelo presidente para aproximar o PP e o Republicanos da base parlamentar do governo no Congresso.
Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) são cotados para ocupar os cargos.
Dados Agência Brasil
Foto: Sebrae-MA
A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu de 2,29% para 2,31%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (28), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos.
Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país) é de crescimento de 1,33%. Em 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,9% e 2%, respectivamente.
No primeiro trimestre do ano o PIB cresceu 1,9% na comparação com os três meses imediatamente anteriores. O resultado do segundo trimestre será divulgado na próxima sexta-feira (1°) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – foi mantida em 4,9% neste ano, a mesma da semana passada. Para 2024, a estimativa de inflação ficou em 3,87%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,5% para os dois anos.
A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%. Segundo o BC, no último Relatório de Inflação, a chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 61%.
A projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.
Em julho, influenciado pelo aumento da gasolina, o IPCA foi de 0,12%, segundo o IBGE. A taxa ficou acima das observadas no mês anterior (-0,08%) e em julho de 2022 (-0,68%). Com o resultado, a inflação oficial acumula 2,99% no ano. Em 12 meses, a inflação é de 3,99%, acima dos 3,16% acumulados até junho.
Taxa de juros
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Diante da forte queda da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, iniciou, neste mês, um ciclo de redução da Selic.
A última vez em que o BC tinha diminuído a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica caia para 9% ao ano. Já para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 8,5% ao ano para os dois anos.
Demanda
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
Por fim, a previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar está em R$ 4,98 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5.
A 63ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema 2023) está prestes a começar, em São Luís, com oportunidades de negócios, diversão e cultura. O evento acontecerá de 3 a 10 de setembro, no Parque Independência, em São Luís.
A programação cultural terá mais de 20 atrações nacionais e locais, todos os dias. A entrada custará 1 kg de alimento não perecível.
A Expoema 2023 é uma realização da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) e do Governo do Estado, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Reunirá exposições agropecuárias de diversos portes e oportunidades de geração de negócios.
Para o governador Carlos Brandão, o apoio do Governo do Estado na realização da Expoema é uma estratégia abrangente que promove o desenvolvimento econômico, cultural e social, gerando impactos positivos.
Movimentação financeira
No ano passado, segundo levantamento do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), a Expoema movimentou cerca de R$52 milhões, envolvendo negócios com a venda de animais, automóveis, máquinas e produtos agrícolas, comércio, artesanato e entretenimento. A expectativa de público alcançada foi de 280 mil pessoas nos oito dias de feira.
Programação cultural
Dia 3
20h – Iara Costa
21h30 – Luan Costa
23h – Zezo
Dia 4
20h – Forro D’Crente
21h30 – Banda Marcados
23h – Valeska Mayssa
Dia 5
20h – Pedro Maychel
21h30 – Japa do Arrocha
23h – Klessinha
Dia 6
20h – Mix in Brasil
22h – Erick Andrade
24h – Dorgival Dantas
Dia 7
20h – Fernando e Franco
22h – Fabricia
24h – Toca do Vale
Dia 8
20h – Anna Torres
22h – Rey Vaqueiro
24h – Eric Land
Dia 9
20h – Thaís Moreno
22h – Marcelo Rocha & Flashback do Forró
24h – Taty Girl
Dia 10
19h – Mayara Lins
20h – Mano Maia
22h – Wesley Safadão
24h – Lucas Seabra
O Circo Kroner, que está em São Luís, levou alegria ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) presenteando doadores com apresentações de malabaristas e outros artistas.
O objetivo foi aliar a alegria circense à sensibilização da sociedade sobre a importância de doar sangue. Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, além de contribuir com a hemoterapia de pacientes assistidos por serviços de hemodiálise do estado.
Estoque
Atualmente, o estoque de bolsas de sangue do Hemomar encontra-se em estado crítico, com as quatro tipagens negativas de sangue (AB-, O-, A- e B) necessitando elevar o quantitativo. As tipagens positivas também não estão no estado adequado, porém em situação mais estável.
A ideia de aliar sorriso com doação tem origem nobre. De acordo com a proprietária do Circo Kroner, Evelyn Kroner, sempre que a comitiva circense chega a um novo destino, é feita a busca pelos serviços de saúde, bem como os sociais, e estabelecida a parceria.
Como doar sangue
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Além disso, os candidatos à doação passam por triagem para avaliação de outros critérios.
O Hemomar funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 12h. O endereço é Rua Cinco de Janeiro, S/N, bairro da Jordoa (área perto do mercado do João Paulo).
No mês de aniversário dos seus 82 anos, a Rádio Timbira está promovendo três concursos envolvendo os ouvintes. Todas as inscrições estão abertas. A data do anivesário é no dia 14 de agosto.
O primeiro é “Locutor por um dia”.
É a seleção de um ouvinte para apresentação de um programa da grade regular da emissora.
O segundo é um “Concurso de Podcasts”.
Com duas categorias temáticas:
– Ensino médio: alusivos ao aniversário de 82 anos da emissora.
– Ensino superior: a migração da Timbira da AM para FM
O terceiro é “Torcedor na cabine”
É a seleção de ouvinte torcedor, com uma criança, para acompanhar uma jornada esportiva acompanhado de uma criança.
Abaixo os regulamentos para participação nos concursos
Regulamento seleção de ouvinte para apresentação de um programa
1 APRESENTAÇÃO
A Rádio Timbira, emissora oficial vinculada à Secretaria de Estado de Comunicação Social, completa neste mês de agosto oitenta e dois anos de serviços prestados à sociedade maranhense, informando e formando cidadãos. Como parte das comemorações pelo seu aniversário, a emissora realiza a seleção/escolha de um ouvinte para experimentar, na prática, a condução de um programa da grade de programação, ao lado de apresentadores da Casa.
2 OBJETIVOS
– Reconhecer e valorizar a atuação dos ouvintes/internautas na trajetória da Rádio Timbira e da radiofonia maranhense;
– Oportunizar a experiência e o conhecimento técnico acerca do funcionamento de uma emissora de rádio, apoiando novos talentos nesta área de atuação;
– Tornar a rádio pública mais acessível à comunidade.
3 PÚBLICO-ALVO
Podem participar deste concurso ouvintes ou internautas interessados em conhecer a rotina de produção, apresentação e transmissão da Rádio Timbira.
4 DINÂMICA DE PRODUÇÃO
– O programa terá roteiro devidamente orientado pelo Núcleo de Produção da Timbira;
– O programa terá apresentação ao vivo, neste mês de aniversário da rádio, com transmissão simultânea pelas redes sociais da emissora;
– O ouvinte selecionado será convidado a acompanhar a rotina da emissora pelo período de 1 (um) dia, para a devida adaptação ao trabalho de preparação do programa.
5 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A seleção se dará mediante avaliação prévia das condições do candidato para o trabalho proposto.
6 CRONOGRAMA DA AÇÃO
Período de inscrição continua aberto (pelo whatsapp (98) 99232-6290 ou e-mail jornalismotimbira@gmail.com)
A seleção dos candidatos, divulgação do resultado, preparação do ouvinte na redação (Pré-produção) e a apresentação serão realizadas neste mês de agosto.
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
– A participação de candidatos implica na concordância das regras deste Regulamento;
– Caberá à Comissão Organizadora da Seleção, nos casos omissos, plena autonomia para julgamento e decisões;
– O cronograma desta ação poderá sofrer alteração, por motivo de força maior, comprometendo-se a Rádio em divulgar qualquer ajuste neste sentido;
– O resultado divulgado será amplamente divulgado na programação da Rádio e em seus canais oficiais na internet.
Regulamento Concurso de Podcasts alusivos ao aniversário de 82 anos da emissora
1 JUSTIFICATIVA
A Rádio Timbira, emissora oficial vinculada à Secretaria de Estado de Comunicação Social, completa neste mês de agosto oitenta e dois anos de serviços prestados à sociedade maranhense, informando e formando cidadãos. Como parte das comemorações pelo seu aniversário, a emissora promove a primeira edição do “Concurso de Podcasts Timbira”, com conteúdo jornalístico e de entretenimento baseado na história da emissora na radiofonia maranhense. Serão selecionados dois trabalhos finalistas, sendo um na categoria “Ensino Médio” e outro da categoria “Universitários”
2 OBJETIVOS
– Ampliar o conhecimento sobre a imprensa no Maranhão, divulgando recortes da sua história, tomando como referência, neste concurso, a trajetória da primeira emissora de rádio a funcionar no estado – a Rádio Timbira AM;
– Fomentar a pesquisa no Ensino Médio e em cursos de graduação sobre a história da radiofonia no Maranhão, ampliando o seu conhecimento em meio à comunidade acadêmica;
– Apoiar a produção científica local, explorando novas tecnologias do campo da Comunicação e contribuindo com a formação profissional de comunicadores.
3 MODALIDADE
Programa em formato de podcast, com duração de 10 minutos (10’).
4 PÚBLICO-ALVO
Podem participar deste concurso estudantes regularmente matriculados/as no Ensino Médio ou cursos técnico-profissionalizantes ou ainda em cursos de graduação na área de Comunicação Social (Jornalismo, Radialismo, Publicidade e Relações Públicas).
5 TEMA
Os 82 anos da Rádio Timbira na imprensa do Maranhão.
5.1 para estudantes do Ensino médio: “Timbira, a primeira, chega aos 82”, abordando a trajetória da emissora em AM.
5.2 para estudantes universitários: “Timbira, a primeira, nasce de novo como FM 95,5”, abordando a perspectiva da renovação em FM estatal.
6 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO (PODCAST)
– Os podcasts poderão ser produzidos em sala de aula ou a partir de discussões interdisciplinares, com supervisão de professor/a ou orientador/a.
– O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em equipe de até 3 (três) estudantes; – Cada estudante ou equipe deverá criar apenas 1 (um) podcast inédito, sem a representação de estereótipos, que desenvolva o tema: “Os 82 anos da Rádio Timbira”.
– O podcast que apresentar algum tipo de característica de plágio (cópia de conteúdo ou parte dele sem autorização de seus titulares) será desclassificado. Serão igualmente desclassificados os podcasts que apresentem conteúdo racista, misógino, de desrespeito aos direitos humanos ou à legislação vigente, inadequados ao objetivo proposto.
– Os subsídios para a pesquisa estão disponíveis em bibliotecas públicas locais ou em acervos como o do Museu Audiovisual do Maranhão (MAVAM), e podem ainda ser buscados em pesquisa de campo, por meio de escutas e/ou entrevistas;
– O trabalho encaminhado, em arquivo em áudio, poderá conter em seu roteiro: um relato oral, uma entrevista, uma história, uma narração, um bate-papo e/ou quadros temáticos relacionados ao tema proposto.
7 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO (PODCAST)
O trabalho apresentado deverá obedecer aos seguintes requisitos:
– Ter duração de 10 minutos;
– Apresentar boa qualidade sonora, boa dicção/locução, linguagem clara, objetiva e direta;
– Não conter citação/publicidade comercial.
8 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Comissão Julgadora, composta pela Direção e profissionais da emissora, levará em conta as seguintes questões:
– Respeito às regras constantes neste Regulamento;
– Adequação e pertinência ao tema proposto;
– Criatividade e originalidade na apresentação e desenvolvimento da proposta;
– Clareza, objetividade e qualidade sonora.
9 DIREITOS AUTORAIS
A Rádio Timbira, emissora oficial vinculada à Secretaria de Estado da Comunicação (SECOM), inscrita no CNPJ/MF sob o nº 05733936000145, com sede na Rua Montanha Russa, s/nº, Centro, São Luís/MA, deverá ter dos participantes do concurso a cessão de direito autoral, sem impedimentos, para fins de veiculação e eventual reprise dos materiais na programação de emissora.
10 CRONOGRAMA
Período de inscrição continua aberto (com chamadas no dial + anúncio no site e redes da emissora)
A avaliação dos trabalhos, divulgação do resultado e veiculação dos trabalhos vão ocorrer neste mês de agosto.
11 CONSIDERAÇÕES FINAIS
– A participação dos candidatos implica na concordância das regras desse Regulamento;
– Caberá à Equipe Organizadora do Concurso, nos casos omissos, plena autonomia para julgamento e decisões;
– A Organização do Concurso poderá alterar as datas do evento, por motivo de força maior, comprometendo-se a divulgar em tempo hábil quaisquer ajustes neste sentido;
– O resultado divulgado será amplamente divulgado na programação da Rádio e em seus canais oficiais na internet.
ANEXOS
Ficha de Inscrição
| Instituição: | XXXXXXX |
| Curso//Habilitação: | XXXXXXX |
| Alunado/Equipe: | XXXXXXX |
| Professor(as) Responsável: | XXXXXXX |
| Título do Podcast: | XXXXXXX |
| Data de Entrega: | XXXXXXX |
Regulamento para a seleção de ouvinte para acompanhar uma jornada esportiva acompanhado de uma criança
1 APRESENTAÇÃO
A Rádio Timbira, emissora oficial vinculada à Secretaria de Estado de Comunicação Social, completa neste mês de agosto oitenta e dois anos de serviços prestados à sociedade maranhense, informando e formando cidadãos. Como parte das comemorações pelo seu aniversário, a emissora realiza a seleção/escolha de um ouvinte para experimentar, na prática, a condução de um programa componente da sua grade de programação.
2 OBJETIVOS
– Reconhecer e valorizar a atuação dos ouvintes/internautas na trajetória da Rádio Timbira e da radiofonia maranhense;
– Oportunizar a experiência e o conhecimento técnico acerca do funcionamento de uma emissora de rádio, notadamente durante uma jornada esportiva;
– Tornar a rádio pública mais acessível à comunidade.
3 PÚBLICO-ALVO
Podem participar deste concurso ouvintes ou internautas interessados em conhecer a rotina de produção, apresentação e transmissão da Rádio Timbira.
4 DINÂMICA DE PRODUÇÃO
O ouvinte selecionado será convidado a acompanhar a rotina de uma jornada esportiva, na cabine da Rádio Timbira, no estádio Castelão.
5 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A seleção se dará mediante sorteio dos interessados, em um dia da semana, no programa JOGO RÁPIDO.
6 CRONOGRAMA DA AÇÃO
Todas a s atividades acontecerão neste mês de agosto.
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
– A participação de candidatos implica na concordância das regras deste Regulamento;
– Caberá à Comissão Organizadora da Seleção, nos casos omissos, plena autonomia para julgamento e decisões;
– O cronograma desta ação poderá sofrer alteração, por motivo de força maior, comprometendo-se a Rádio em divulgar qualquer ajuste neste sentido;
– O resultado divulgado será amplamente divulgado na programação da Rádio e em seus canais oficiais na internet.
O Ministério da Educação (MEC) começa a convocar nesta quinta-feira (13) os candidatos da lista de espera das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. O período de convocação vai até às 23h59 do dia 28 de novembro (horário de Brasília).
O Fies é o programa federal que concede financiamento a estudantes de baixa renda de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas.
Os candidatos da lista de espera deverão acompanhar o resultado de eventual pré-seleção por meio do site do Fies Seleção. Para acessá-lo, o estudante deve fazer o login único pela plataforma Gov.br
Os candidatos inscritos deverão obrigatoriamente ter condições de atingir a frequência mínima exigida para o semestre letivo referente ao segundo semestre de 2025 no curso/turno/local de oferta/IES para o qual se inscreverem.
Documentação comprobatória
O estudante pré-selecionado a uma das vagas remanescentes do processo seletivo do Fies deverá comprovar as informações declaradas no momento da inscrição à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior em que foi pré-selecionado.
O prazo para este procedimento é de dois dias úteis, contados a partir do dia da pré-seleção.
De acordo com o edital que contém as regras do Processo Seletivo nº 21/2025, a entrega dos documentos comprobatórios pode ser feita por meio físico ou digital, nos horários definidos pela instituição.
Próximos passos
Se a documentação for aprovada, o próximo passo é a validação das informações em um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia após a validação da inscrição pela comissão da faculdade.
Somente após a aprovação do banco poderá ser formalizada a contratação do financiamento.
Se o candidato pré-selecionado não apresentar todos os documentos ou não seguir as etapas exigidas dentro do prazo estabelecido, ele perde a vaga. Essa vaga perdida é imediatamente transferida para o próximo candidato classificado na lista de espera.
Complementação
O candidato que se inscreveu para vagas destinadas às pessoas com deficiência (PCD) deverá comprovar sua situação com laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID).
Caso a comissão da faculdade privada identifique erros ou inconsistências referentes às informações prestadas, a instituição de ensino superior poderá exigir a apresentação de documentação complementar.
Fies Social
Metade das vagas é reservada ao Fies Social, ocupada por candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Esse candidato pré-selecionado à vaga do Fies Social está dispensado da comprovação de renda familiar. No entanto, ele deve comparecer à comissão da faculdade privada para validar as demais informações.
A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (13), o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Alessandro Stefanutto.
A prisão se deu em nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo é combater fraudes, investiga crimes e recupera prejuízos envolvendo descontos irregulares nos vencimentos de aposentados e pensionistas do INSS com prejuízos estimados de R$ 6,3 bilhões.
Stefanutto foi exonerado do cargo em abril, logo após a Operação Sem Desconto revelar as fraudes contra aposentados e pensionistas.
A operação investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.
Policiais federais e auditores da CGU cumprem 63 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares diversas da prisão em 15 unidades da federação.
Os cumprimentos atingem os estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.
“Estão sendo investigados os crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, além de atos de ocultação e dilapidação patrimonial”, divulgou a Polícia Federal.
O plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (12), por 45 votos favoráveis e 26 contrários, a recondução de Paulo Gonet para o cargo de procurador-geral da República por mais dois anos.
Gonet precisava de maioria simples na CCJ e depois de pelo menos 41 votos no Plenário para ter a recondução confirmada pelo Senado. Ele foi indicado pela primeira vez em 2023. Nesse período, Gonet apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por tentativa de golpe de Estado.
No parecer apresentado, o relator Omar Aziz ressaltou que Paulo Gonet atuou “de forma técnica em centenas de ações penais e acordos de não persecução, inclusive em face dos principais responsáveis pelo ataque à democracia ocorrido no país, conforme já reconhecido em variadas condenações proferidas pelo STF”.
Além de Gonet, também foram aprovados os indicados ao Superior Tribunal Militar (STM), ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Todos os nomes foram encaminhados para deliberação do plenário.
Posições de Gonet
Pela manhã, Gonet defendeu a atuação no processo da trama golpista, que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes.
“Não há criminalização da política em si. Sobretudo, a tinta que imprime as peças produzidas pela Procuradoria-Geral da República não tem as cores das bandeiras partidárias”, afirmou Gonet.
O procurador-geral destacou que, no decorrer do processo da trama golpista, foram amplamente usados os acordos de não persecução penal para os acusados que reconheceram o erro e se comprometeram com medidas de reparação, mantendo o status de réu primário.
Gonet defendeu que suas manifestações se restringiram aos autos do processo, evitando vazamentos ilegais e comentários públicos. “O respeito ao sigilo judicial foi sempre obedecido de modo absoluto”, acrescentou.
PGR
A Procuradoria-Geral da República (PGR) tem várias atribuições, entre as quais a de representa o Ministério Público Federal perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
É responsável por investigações e denúncias contra autoridades que possuem foro especial por prerrogativa de função, como o Presidente da República, ministros, deputados federais e senadores.
Também fiscaliza e garante que o governo federal e os demais poderes cumpram a lei e respeitem os direitos da sociedade.